Secretaria de Cultura recebe aval para restauração da Estação Ferroviária

propaganda do Google Artigo Top

A Secretaria de Cultura de Vinhedo obteve aprovação do tão aguardado projeto de restauração na Estação Ferroviária junto ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT). Este é o primeiro passo para que o local histórico e patrimônio tombado de Vinhedo possa ser reformado e passe a ter uma utilidade para o município.

Sob o comando do secretário de Cultura e Turismo, Wagner Pavarin, o projeto contempla o restauro e a readequação da antiga estação ferroviária da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, no prédio administrativo, coberturas e casa de máquinas.  O prédio é datado de 1910 e possui, aproximadamente, 150 m².

Para a recuperação do espaço, a estimativa é de que as obras custem entre R$ 500 a R$ 800 mil, com duração estimada de 14 meses. Segundo Pavarin, a parte mais onerosa na restauração provavelmente será a parte dos azulejos. "Os azulejos são sempre difíceis de restaurar, muitas vezes têm que ser feitos a mão, um a um", destaca o gestor, que é artista plástico e conhecedor do assunto

Propaganda do Google Artigo Baixo