Sem desfile, segunda-feira abre Semana da Pátria

propaganda do Google Artigo Top

Ao invés do tradicional desfile cívico de Sete de Setembro, neste ano, Vinhedo terá uma Semana da Pátria, que prossegue na rede municipal de ensino até sábado, 7. O motivo do cancelamento não foi divulgado, mas a decisão foi tomada em um ano repleto de manifestações populares.

Entre 2 e 6 de setembro, os alunos das escolas municipais irão, nas próprias unidades de ensino, trabalhar com diversas atividades integradas com propostas voltadas à reflexão sobre o Dia da Independência e o exercício da cidadania, dentro e fora da sala de aula.

No Centro de Educação Infantil (CEI) Pequeno Polegar, no bairro Vila João XXIII, as crianças atendidas terão uma agenda repleta de atividades cívicas, começando na segunda-feira, 2, com a apresentação do desenho Aquarela do Brasil e com o envio para a casa do aluno de uma bandeira em branco, para cada família decorar juntamente com a criança e que irá fazer parte de um grande painel na escola.

Já na terça, haverá um festival de pipas, que irá colorir o céu com as cores nacionais no Centro Esportivo e Recreativo (CER) Avelino Cardoso, o campo do bairro e que fica ao lado do CEI; enquanto que nos dias 4 e 5 – respectivamente – estão programadas confecção de bandeiras do Brasil, apresentação da Guarda Civil Municipal e a montagem de um quebra-cabeça de formas geométricas.

Ainda no CEI Pequeno Polegar, no dia 5, as crianças vão participar de um campeonato de futebol entre os alunos atendidos nesta unidade e pelo CEI Branca de Neve, que fica no mesmo bairro; e no dia 6 participarão de uma parada cívica com a apresentação das músicas Aquarela do Brasil e Herdeiros do Futuro.

No Jardim Nova Canudos, o CEI Marquês de Rabicó promoverá pela Semana da Pátria ações que também envolverão a família todos os dias e que preveem rodas de conversa sobre o Hino Nacional, além da pintura de cartões, decoração de viseiras, confecção de relógios em formato de bandeira e de gravatas e cata-ventos com as cores do Brasil, compreendendo, na sexta-feira, um abraço simbólico na escola com a participação dos alunos, equipe escolar e da família dos estudantes.

Ensino fundamental

Além do estudo em sala de temas relacionados à data, os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I também participarão de atividades em suas unidades de ensino e que envolverão na EM Professor Cláudio Gomes, por exemplo, apresentações ao início de cada período e às quais os pais serão convidados a prestigiar. “Do dia 2 ao dia 6 ainda executaremos o Hino Nacional, o Hino da Independência e haverá apresentação da fanfarra escolar, como forma de celebração cívica. Também faremos a produção de mensagens à Pátria e uma exposição de atividades desenvolvidas pelos alunos, inclusive das disciplinas de inglês e artes; e que poderão ser prestigiadas pelos familiares e comunidade”, disse a diretora da escola, Ana Infanger.

Na EM Dr. Abrahão Aun, no bairro Nova Vinhedo, os alunos farão o hasteamento da Bandeira Nacional e cantarão os hinos Nacional e da Independência todos os dias, contemplando também apresentações diárias de músicas que reforçam o amor à Pátria, o estudo de almanaques sobre a data, a confecção de bandeiras, chapéus e de uma bandeira do Brasil enfeitadas pelos alunos, além da produção de uma mapa do país em que cada região será representada utilizando diferentes tipos de dobradura.

Ainda nesta EM, os estudantes vão confeccionar um painel sobre o Brasil com flores e garrafas pet, farão um painel com a releitura de uma obra de arte que trate a data e confeccionarão bandeiras brasileiras com palavras escritas em inglês, explicando o significado das cores, além de apresentações de balizas, fanfarra e de uma peça sobre o tema.

 

Do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II, na EM Professor André Franco Montoro, na Capela, a semana cívica envolverá execução do Hino Nacional e do Hino da Independência, apresentações de fanfarra, balizas, jograis e poemas; enquanto que na EM Dr. Jair Mendes de Barros, no Jardim Três Irmãos, além destas atividades, os alunos participarão de um jogo amistoso de basquete masculino e feminino na terça e na quinta de um amistoso de handebol masculino e feminino, além de uma gincana cívica. Na sexta-feira, 6, a semana em celebração à Independência do Brasil será encerrada com um jogo de futsal e com um amistoso entre os professores.

Exposição

A Secretaria de Cultura e Turismo promove a partir desta quarta-feira, 4, até 20 de novembro, no Memorial do Imigrante, a exposição “FEB – Verás que um filho teu não foge à luta”, de Analice Sauerbronn Reina

A mostra será formada por várias obras – muitas do próprio acervo de Analice – tais como fotografias, incluindo exclusivas; mapa de campanha, cards da Eucalol, maquete de uma cena de combate e de um avião modelo P-47, o mesmo usado pela Força Aérea Brasileira na 2ª Guerra Mundial; dois plastimodelos, medalhas originais, placa de identificação original, jornais de época, máscara mortuária do Comandante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), gibis e documentos originais da época, flâmula, outros mapas, vídeo e áudio. As visitas serão gratuitas e a exposição ficará aberta das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira; e das 10h às 16h aos sábados, domingos e feriados.

Já a Secretaria M. de Esportes e Lazer estimulará – além das atividades esportivas com os alunos das escolas municipais – o uso durante a semana dos pedalhinhos da Represa II, a fim de proporcionar diversão para toda a família. Ainda na Semana da Pátria, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo disponibilizará mudas de plantas aos alunos da Rede de Ensino, aos idosos participantes do Grupo Bem Viver e nas principais ruas da cidade; enquanto que a Guarda Civil irá, com sua Guarda de Honra, fazer a escolta das bandeiras em algumas escolas e levará teatro com fantoches para outras.

Propaganda do Google Artigo Baixo