Startups de Vinhedo estão entre as dez finalistas brasileiras de competição global

propaganda do Google Artigo Top

Duas empresas startups de Vinhedo estão entre as dez finalistas brasileiras da 1ª edição do Global Tech Innovator 2021, da consultoria KPMG. São elas Ecotrace Solutions e a JustFor You. A competição foi aberta há pouco mais de um mês e as dez selecionadas participam da final, que acontece em 2 de setembro. A vencedora vai representar o Brasil em um dos maiores eventos de startups do mundo, que ocorreu de 1 a 4 de novembro, em Portugal.

Stratup é um termo em inglês para definir empresas jovens que tem como objetivo principal desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio.

Além das duas empresas de Vinhedo, são finalistas as fintechs Conta Black, Justa e Linker, a retailtech Bornlogic, a hrtech Intera, a agtech Krilltech, a hardtech Cycor Cibernética e a cleantech Octa.

A Ecotrace, www.ecotrace.info, é uma empresa de rastreabilidade do agronegócio, que garante boas práticas de produção desde a origem do produto. A empresa atua, entre outros, no setor da carne e do algodão. Rastreia a carne desde o início da produção para garantir que o produto não tem origem em área de desmatamento ou terra indígena, por exemplo.

A beautytech JustFor You, www.justfor.com.br, produz cosméticos customizados. O consumidor especifica suas características e preferências no site e a empresa cria uma fórmula exclusiva para seu uso.

“Estarmos entre as dez selecionadas no Brasil é um reconhecimento muito importante. Todas as escolhidas têm produtos de excelência. Nossa empresa é uma das cinco foodtechs do mundo de maior transparência no processo produtivo. Estivemos na China na semana passada participando de um evento. Estamos num momento muito bom”, afirmou Maria Paula Castro, da startup Ecotrace Solutions

“Não foi fácil fazermos o filtro para chegar aos 10 finalistas. Recebemos inscrições de startups com propostas de valor muito legais, escaláveis e que resolvem problemas reais da sociedade”, afirmou sócio-líder da área de private enterprise da KPMG no Brasil e na América Latina, Jubran Coelho.

Segundo Coelho, o que chamou a atenção foi a diversidade de segmentos de atuação, origem e de quem fundou as companhias que se inscreveram e também das que foram selecionadas. A Intera, por exemplo é uma empresa baiana. Conta Black, Cycor e Linker têm mulheres como fundadoras. Octa e Conta Black foram fundadas por negros.

“É muito orgulho para nossa cidade termos duas empresas representando Vinhedo entre as dez mais inovadoras do Brasil. Seja qual for o resultado final, sabemos que Vinhedo está muito bem representada nesse cenário competitivo. O empreendedorismo é parte fundamental do desenvolvimento. Parabéns às duas startups e todas as pessoas envolvidas nesses projetos de vanguarda”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Próximas etapas

Na próxima etapa do programa, cada companhia se apresentará, no dia 2 de setembro, a uma banca de jurados. Serão considerados 6 critérios com o mesmo peso: disrupção e inovação; potencial de mercado; adoção do cliente; tração de mercado e marketing; potencial de longo prazo; e qualidade da apresentação.

A grande vencedora ganhará lugar na etapa global da disputa, que vai acontecer em Lisboa, Portugal, entre 1 e 4 de novembro, durante o Web Summit. Lá ela vai encarar as vencedoras das etapas locais dos outros 14 países que promoveram o Global Tech Innovator. Coelho afirmou não ter dúvidas do potencial das companhias brasileiras para faturar o 1º lugar. “O Brasil começa a se destacar no ecossistema de inovação global com empresas que estão trazendo soluções para o País, mas que também podem ser escaláveis para a América Latina e países emergentes”, disse.

A competição busca dar exposição às iniciativas. Coelho acrescentou, no entanto, que a expectativa é criar uma comunidade para fomentar a troca de informações e até a realização de negócios entre as startups. A consultoria tem uma outra iniciativa batizada de Emerging Giants, voltada às empresas em estágio de desenvolvimento mais avançado. Segundo Coelho, os Tech Innovators podem vir a se tornar, um dia, os Emerging Giants.

Propaganda do Google Artigo Baixo