Sucos funcionais são bons para o organismo

propaganda do Google Artigo Top

 

Segundo especialistas, é recomendado ingerir sucos funcionais durante alimentação, para melhorar o funcionamento do organismo, prevenindo doenças. Frutas como ameixa, cranberry e romã são fontes de nutrientes benéficos. "Essas bebidas contribuem, por exemplo, para a redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial, e outras cardiovasculares, além de diabetes, hipercolesterolemia, resistência à insulina, obesidade e câncer," afirma a nutricionista Andréia Naves.

De acordo com ela, o cranberry contém vitaminas (principalmente a tipo C), minerais, fibras dietéticas e compostos bioativos, como flavonoides e taninos, muito recomendados para a prevenção de infecções do trato genitourinário. "Esse fruto é uma das maiores fontes de flavonoides, que apresentam diversos efeitos positivos, como a redução do risco de doenças cardiovasculares, atividade anticâncer, anti-inflamatória, imunomoduladora, hepatoprotetora e antioxidante," explica.

A especialista explica também que a ameixa contém fenólicos e proantocianidinas, que dão à fruta poder antioxidante e previne danos às células, como envelhecimento precoce e o agravamento de cânceres. "Por conter fibras, essa fruta ajuda na integridade intestinal e no processo de emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade, além de reduzir o colesterol sanguíneo e controlar a glicemia," diz.

A nutricionista ressalta a eficiência do suco de romã pela ação antioxidante e por conter minerais, como magnésio, zinco e selênio. "Além disso, essa fruta contém atividade anti-inflamatória, anticâncer, antimicrobiana e anti-helmíntica (fármacos que expelem vermes do trato gastrointestinal)".

Propaganda do Google Artigo Baixo