Supermercados estão confiantes para o final do ano

propaganda do Google Artigo Top

 

 

Após quatro meses de estabilidade, foi registrado em agosto, pela Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS), um aumento de 36% de otimismo em relação ao mês anterior. Houve crescimento no otimismo com relação às expectativas de vendas futuras, de 44% para 60% e quanto às contratações, de 24% para 33%, neste mês.

Outros destaques foram o aumento de três pontos percentuais no otimismo em relação ao futuro e a queda do pessimismo quanto à expectativa futura, de 28% em julho para 18% em agosto.

A proximidade das festas de fim de ano (período com maior volume de vendas no ano) e a redução das taxas de juros são fatores que impactam para a melhora na confiança do setor supermercadista. “Com a redução das taxas há um ambiente mais propício para o incremento nos investimentos em expansão ou ampliação e reformas”, explica o diretor do Departamento de Economia da Associação Paulista de Supermercados (APAS) Martinho Paiva Moreira.

Houve melhora significativa quanto à expectativa futura da evolução do PIB (de 29% de otimismo em julho para 60% em agosto), o que em parte é reflexo das ações do governo em estimular a economia em busca de um impulso à atividade econômica. “A conjunção de otimismo com o PIB, aliada ao aumento da expectativa de maior contratação e à expectativa positiva com relação ao desempenho das vendas no futuro, determinaram a elevação da satisfação, aumento do otimismo e consequente alta da confiança do setor supermercadista”, ressalta Moreira.

Propaganda do Google Artigo Baixo