Tempo aumenta chance de ficar com síndrome do olho seco

propaganda do Google Artigo Top

 

Com a baixa umidade do ar- Ura – das últimas semanas, alguns dias chegando até em estado de alerta (umidade abaixo de 20%), surgem muitas doenças e outras se intensificam. Além do ressecamento das mucosas, que pode provocar sangramento no nariz, doenças respiratórias, que ficam mais intensas, como sinusite e rinite, alergias também ficam mais frequentes. Nesta quarta-feira, 5, completam 49 dias sem chuvas, e outra doença passou a perturbar a população, a síndrome do olho seco.

Essa doença surge em decorrência do ressecando a mucosa ocular da população. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, 20% dos pacientes que chegam ao consultório têm olhos vermelhos, lacrimejamento, coceira, sensação de corpo estranho, queimação, fotofobia e visão borrada. É a síndrome do olho seco decorrente da maior evaporação da camada aquosa do filme lacrimal, explica.

Mulheres na menopausa, idosos, quem trabalha muitas horas no computador, portadores de doenças auto-imunes, usuários de lente de contato ou alguns medicamentos (antialérgico, antidepressivo, diurético, entre outros) são mais propensos à síndrome.

O especialista diz que sem tratamento logo no início do desconforto, a síndrome pode predispor à alergia e à conjuntivite. Isso porque, a lágrima tem a função de proteger os olhos das agressões ambientais. Um erro comum cometido pela população é pingar soro fisiológico nos olhos para diminuir o ressecamento. “O sal do soro aumenta a irritação. Além disso, a solução não contém conservante e depois de aberta se transforma em campo fértil para o crescimento de bactérias e fungos que contaminam a córnea e conjuntiva”, afirma.

Confira dicas do médico para prevenir esse problema:

– Beber água com freqüência.

-Incluir na alimentação frutas, verduras e legumes ricos em vitamina A e E.

-Colocar vasilhas com água nos ambientes.

-Suplementação de ômega 3 encontrado em nozes, semente de linhaça, salmão e sardinha.

-Evitar ambientes com ar condicionado.

-Manter os ambientes livres de poeira.

-Desviar os olhos da rela do monitos por 5 a 10 minutos a cada hora.

-Piscar voluntariamente quando usar o computador.

-Proteger os olhos com óculos apropriados nas atividades externas.

Propaganda do Google Artigo Baixo