Uso excessivo de eletrônicos pode causar dores

propaganda do Google Artigo Top

O uso de computadores, notebooks, tablets e outros aparelhos é cada vez mais comum na população, tanto para o lazer como para o trabalho. Para o ano de 2013, a consultoria de pesquisa de mercado IDC espera que sejam vendidos cerca de 5 milhões de tablets e 918 milhões de smartphones no país. Ainda segundo a consultoria, o Brasil é o quarto mercado mundial de computadores. Esse movimento tecnológico é importante, desde que os usuários tomem alguns cuidados para não causarem danos à saúde. De acordo com especialistas do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), problemas posturais podem ser causados pelo uso inadequado de equipamentos eletrônicos, incluindo a ocorrência de lesões nos dedos devido ao excesso de digitação.

Para a fisioterapeuta, apesar do grande acesso que temos a esses aparelhos nos dias de hoje, é preciso saber utilizá-los corretamente e ficar atento para que ações do cotidiano não se tornem um problema. Ao usar o computador, algumas dicas são: não ficar mais de 30 minutos na mesma posição, evitar posturas desleixadas e manter a coluna vertebral sempre ereta e de preferência alinhada no encosto da cadeira, mantendo a cabeça equilibrada, sem pender para frente ou para trás. “O mesmo vale para o uso do laptop. Ele deve ficar fixado em alguma mesa. Jamais no colo ou na cama”, alertou a fisioteraupeuta Tânia Fleig.

De acordo com ela, “quando usar estes aparelhos faça rotatividade entre as posições e procure alongar ou movimentar os dedos, punhos, cotovelos e ombros em intervalos de meia hora, para melhorar a circulação e reduzir os sintomas dolorosos”. “Para ajudar a manter a coluna alinhada é aconselhável o uso de corretores posturais, que reduzem desconfortos na região das costas e ombros. A utilização de munhequeiras elásticas ou órteses para punho ajudam a diminuir o impacto do movimento de repetição, como as tendinites”, disse Tânia.

Praticar atividades físicas com frequência é outra maneira de evitar o sobrepeso, fortalecer os músculos e dar flexibilidade para as articulações. De acordo com Claudio Correa, coordenador de Fisiofitness do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas, exercícios como caminhadas regulares, musculação, dança, RPG, pilates, treinos de flexibilidade e alongamento ajudam a evitar ou aliviar dores recorrentes da má postura. “O hábito de se alongar e praticar atividade física, por exemplo, favorecem a prevenção de lesões por uso excessivo desses aparelhos tecnológicos”, explicou Claudio, que ensina a seguir dicas de alongamentos.

Alongamento de extensor de punho

Sentado, mantendo as costas alinhadas e a postura ereta, perna relaxadas, eleve um dos braços, estendendo-o para frente e dobre o punho para baixo, forçando o movimento com a outra mão, mantenha a posição no seu limite por 20 segundos e, em seguida, repita a mesma operação para o outro braço.

Alongamentos da região lombar

Deitado, com os braços abertos na altura dos ombros e relaxados, passe uma das pernas por cima da outra na altura dos joelhos, apontando o joelho dobrado para o chão, puxe o joelho da perna dobrada com a mão do lado oposto, mantendo o braço do mesmo lado na posição original. Mantenha por 20 segundos e repita a mesma operação com a outra perna.

Em pé, com a coluna ereta, flexione um dos joelhos segurando-o contra o corpo utilizando as duas mãos, mantenha a posição por 20 segundo e repita o alongamento com a outra perna.

Alongamento de cervical (trapézio)

Sentado, mantendo as costas alinhadas e a postura ereta, perna relaxadas, incline a cabeça para um dos lados com o auxilio da mão do lado inclinado, mantenha a inclinação máxima para seu limite por 20 segundos e, em seguida, repita a mesma operação para o outro lado.

Propaganda do Google Artigo Baixo