Uso excessivo de salto alto pode trazer prejuízos à saúde

propaganda do Google Artigo Top

Para muitas mulheres o salto alto é sinônimo de elegância e sensualidade, tornando-se obrigatório no dia a dia. No entanto, o uso diário dos sapatos altos pode trazer inflamações e fortes dores nas pernas e na coluna. Segundo Fabiano Nunes Faria, ortopedista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, quando a mulher usa salto alto, o centro de gravidade do corpo é alterado, expondo-a a inflamações nos músculos da panturrilha, além dos riscos de queda.

Um estudo divulgado no Journal of Experimental Biology, conduzido pelo Manchester Metropolitan University, na Inglaterra, mostrou que as mulheres que relatam usar salto de pelo menos cinco centímetros durante dois anos ou mais, cinco dias da semana, possuem um encurtamento das fibras dos músculos da panturrilha. “O encurtamento do músculo pode trazer algumas complicações para a mulher, como tendinite no tendão de aquiles, sobrecarga na lombar e desgaste da coluna”, explica o especialista.

Em casos mais extremos, os ossos inflamam, causando doenças como a Sesamoidite, uma inflamação dos ossos pequenos do pé que ficam na extremidade do metatarso (osso do peito do pé) e que são submetidos a grandes cargas durante uma corrida ou dança. 
Por outro lado, o uso do salto alto pode ser saudável para mulheres que possuem tendência genética ao encurtamento da musculatura da panturrilha. “Saltos de até três centímetros trazem conforto para quem tem os músculos da panturrilha menor, pois assim, eles não ficam esticados”, conta Fabiano.

Propaganda do Google Artigo Baixo