propaganda do Google Artigo Top

A Secretaria de Saúde de Vinhedo comunica que, a partir de decisão do Ministério da Saúde, começa a disponibilizar a vacina de HPV para crianças de 9 a 14 anos e será administrada em dose única. A nova recomendação entra em vigor a partir desta segunda-feira (08).

Adolescentes de 15 a 19 anos, que ainda não tenham se vacinado têm a oportunidade de receber a imunização contra a HPV por tempo limitado.

A vacina contra a HPV além de estabelecer imunidade, também serve como prevenção dos cânceres que a doença pode desencadear, como câncer de colo de útero, pênis, vulva, canal anal e boca e em orofaringe.

 

O que é o HPV?

O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é responsável pela infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo. São vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas e não apresentam sintomas na maioria das pessoas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de oito em cada dez homens e mulheres serão infectados com um ou mais tipos de HPV sexualmente transmissíveis em algum momento das suas vidas. As taxas mais altas de infecção por HPV ocorrem em homens e mulheres sexualmente ativos até os 25 anos.

O diagnóstico do HPV é realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais, dependendo do tipo de lesão, se clínica ou subclínica.

 

Sábado da Vacina

A próxima oportunidade de colocar a vacinação em dia será dia 13 de abril. O Sábado da Vacina deste mês será das 8h às 16h na UBS Planalto. Todas as vacinas de rotina estarão disponíveis, como a HPV, e também estão incluídas a bivalente da covid-19 e a vacina contra a gripe (Influenza).

Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identidade e o cartão de vacina. Não é necessário agendamento prévio.

Propaganda do Google Artigo Baixo