Valinhos amplia número de vagas em abrigo emergencial de inverno

propaganda do Google Artigo Top

Nesta quarta-feira, 28, após avaliar a primeira noite de funcionamento do abrigo emergencial de inverno com as novas medidas que entraram em vigor ontem, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social, em ação integrada com representantes da sociedade civil e entidades religiosas, ampliará de 14 para 39 o número de vagas ofertadas no abrigo para o acolhimento de pessoas em situação de rua durante o frio intenso, um aumento de 178%.

“Precisamos ter um olhar humano em relação a essas pessoas que se encontram em situação de rua em todos os momentos, principalmente agora no inverno, época mais difícil para muitos que não tem onde se abrigar do frio. Entendemos que alguns se recusam a aceitar a ajuda, é um direito deles, mas continuaremos trabalhando para dar assistência a todos que precisam”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Na última terça-feira, 27, foi ampliada a data de funcionamento do abrigo para até o dia 8 de agosto, podendo ser prorrogado novamente, caso necessário. Além disso, o horário de atendimento do Serviço Especializado em Abordagem Social da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social, que antes era até as 17h, passa a ser até as 18h. Este serviço faz abordagem às pessoas em situação de rua, convidando-as para que possam aceitar a reinclusão social, incluindo acolhimento humano, social e cuidados com a higiene pessoal.

Outra medida importante foi o deslocamento da equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social para realizar abordagens noturnas, a partir das 18h00, percorrendo a cidade a fim de encaminhar as pessoas em situação de rua ao abrigo emergencial. Esta ação está alinhada com a Guarda Civil Municipal e Defesa Civil. Cobertores estão sendo entregues a quem recusar o acolhimento.

“Nossa atenção está voltada para as pessoas em situação de rua que aceitam o acolhimento noturno, mas também aquelas que não aceitam. A essas pessoas que não aceitam estamos fazendo abordagem social e distribuindo cobertores e agasalhos. É importante ressaltar que as pessoas tem o direito de não aceitar o acolhimento e esse desejo delas deverá ser respeitado”, explicou a secretária de Assistência Social, Tathiane Boldarini de Camargo.

Agora, o abrigo oferece, diariamente, 39 vagas de pernoite, das 19h00 às 07h00, além de jantar e café da manhã. Todas as medidas sanitárias em relação à Covid-19 estão sendo tomadas, como distanciamento, o uso de máscara e higienização, para que todos os abrigados e os voluntários tenham segurança no local.

Além do acolhimento emergencial, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos mantém o acolhimento para pessoas em situação de rua com mais 30 vagas, sendo 25 para o público masculino e 5 para o público feminino. Esse acolhimento tem caráter permanente e de apoio a população de rua que busca a mudança de condição de vida.

Propaganda do Google Artigo Baixo