Valinhos antecipa e fase vermelha entra em vigor já na sexta

UPA Valinhos, um dos locais de atendimento a pacientes com covid-19
propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Valinhos vai adiantar em um dia o início da fase vermelha do Plano São Paulo de combate a covid-19. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 3. A cidade entra na fase mais restrita a partir das 0h desta sexta-feira, 5, o Governo de SP anunciou o início da fase vermelha para todo o Estado no sábado, 6.

Valinhos ainda mantém as regras de restrição de circulação (com barreiras sanitárias) no período das 20h às 5h, todos os dias da semana.

Por decisão da prefeita Lucimara Godoy, a cidade também se prepara para implantar um hospital de campanha no Centro de Especialidades de Valinhos, com leitos de enfermaria, para auxiliar no atendimento os pacientes com o novo coronavírus.

A decisão de antecipar a fase vermelha, acontece por causa da ocupação total de leitos de UTI (em alguns dias com mais de 100%) desde janeiro.

“Antecipar a decisão do Estado é pela situação em que se encontra o sistema hospitalar da cidade. A situação se agravou nas últimas horas e medidas mais restritivas foram necessárias, como a fase vermelha 24 horas por dia. Sabemos que as ações de fiscalização que temos feito, de forma mais intensa pelo Plano Valinhos, desde a última sexta-feira, devem surtir efeitos positivos apenas daqui 14 dias. Porém, cidades da região também se encontram com 100% de UTI´s ocupadas e a situação exige esta decisão conjunta numa situação tão crítica da Saúde que vivemos no Brasil”, afirmou a prefeita.

Com a fase vermelha, ficam fechados o comércio de rua, shoppings, bares, restaurantes, salões de beleza, cabeleireiros, academias, centros esportivos, clube sociais, parques públicos, bibliotecas e espaços públicos em geral. Serviços de delivery e drive-thru (sem descer do carro) são permitidos. Ainda, podem funcionar na fase vermelha hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, lavanderias, estabelecimentos de saúde animal, postos de combustíveis, lojas de materiais de construção, supermercados, hipermercados, açougues e padarias.

Ao contrário das restrições impostas no Estado, em Valinhos não será permitido o funcionamento das igrejas com atendimento presencial, somente cultos e missas on-line. Escolas também não poderão abrir na cidade, apenas aulas on-line.

 

 

Propaganda do Google Artigo Baixo