Valinhos estende vacinação contra HPV para escolas do município

propaganda do Google Artigo Top

Começou a campanha nacional de vacinação contra a HPV, vírus do papiloma humano. Em Valinhos, a ação, que atinge meninas entre 11 e 13 anos, começou no último dia 10 e segue até 10 de abril. Além das 13 Unidades Básicas de Saúde que oferecem a vacina, Prefeitura do município informou que a imunização foi estendida para as escolas públicas e particulares.

A campanha está centrada no combate ao vírus do papiloma humano, conhecido como HPV, que pode causar verrugas nos genitais e câncer do colo de útero. Conforme determinação do Ministério da Saúde, deverão ser vacinadas as meninas na faixa etária de 11 a 13 anos de idade.

Nos anos subsequentes, serão vacinadas as meninas com 9 a 11 anos de idade. A escolha da faixa etária para vacinação ocorreu após diversos estudos científicos, que comprovam alta produção de anticorpos por essas meninas, permitindo a proteção até a idade adulta. O ideal é vacinar as meninas antes do início da atividade sexual, já que o HPV é transmitido pelo contato com pele ou mucosa dos genitais infectados.

Propaganda do Google Artigo Baixo