Valinhos faz busca ativa de criadouros da Dengue na região central

propaganda do Google Artigo Top

Nesta quarta-feira, 27, a Prefeitura de Valinhos está fazendo busca ativa de casos suspeitos e eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti no Centro da cidade, a região com maior índice de casos positivos. Desde o início do ano, a cidade já apresentou 263 casos confirmados da doença.

“O serviço de controle do vetor foi intensificado na cidade, principalmente na região central, onde tivemos maior número de casos positivos. A busca ativa é importante para conscientizarmos a população, eliminarmos os focos e prevenirmos a doença”, afirmou a prefeita Lucimara.

Os dados divulgados pela Secretaria da Saúde mostram que, desde o início do ano, Valinhos já registrou 676 notificações, 263 casos positivos e nenhuma morte confirmada ou suspeita de Dengue.

A Prefeitura reforça que a ajuda dos munícipes é imprescindível para o controle da doença. “Todos podem ajudar através da prevenção, eliminando locais que podem acumular água parada, como vasos de plantas, garrafas e pneus. Além disso, é importante que o munícipe receba o agente de saúde em casa, que vai em busca desses possíveis criadouros”, disse o secretário da Saúde, Gabriel Signorelli.

O serviço de busca ativa realizado pelos agentes consiste na procura de mais suspeitos onde existem casos positivos, visitas nas residências a procura criadouros de dengue e orientações aos munícipes. Também são feitas vistorias em pontos estratégicos e em imóveis especiais, locais que propiciam criadouros do mosquito.

A Dengue

Existem quatro tipos de Dengue, conhecidas como sorotipos 1, 2, 3 e 4. Uma vez que a pessoa tem a doença, ela fica imune e não contrai novamente o mesmo sorotipo, mas pode ter a doença de novo através dos outros três. Entre os sintomas, estão febre alta súbita, dores de cabeça, dores no corpo e nas articulações, náuseas e vômitos.

Quando a pessoa tem dengue pela segunda vez, por um segundo sorotipo, existe uma chance maior do agravamento da doença, que pode ser percebido por dores abdominais fortes, vômito, sangramento, sensação de tontura e mal estar. É necessário atenção aos sintomas, pois a dengue pode até levar o paciente a óbito se não tratada. Portanto, caso os sintomas da doença se manifestem, o munícipe deve procurar a unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequado.

Além disso, é imprescindível prevenir-se, eliminando possíveis focos do mosquito em locais de acúmulo de água parada, como garrafas, calhas, ralos e vasos de planta. Confira abaixo todas as formas de prevenção.

Formas de prevenção contra a Dengue

•    Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;
•    Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
•    Limpar sempre as calhas dos canos;
•    Não jogar lixo em terrenos baldios;
•    Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
•    Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;
•    Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;
•    Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;
•    Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
•    Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;
•    Receber bem o Agente que, além da vistoria realizada, orienta o morador a como evitar o problema em sua residência.

Propaganda do Google Artigo Baixo