Valinhos prorroga início das aulas presenciais

Creches irão funcionar normalmente a partir de 7 de fevereiro, como opção facultativa aos pais; reavaliação do retorno presencial aos demais alunos será feito semana a semana

propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Valinhos, por meio da secretaria de Educação, e com recomendação da secretaria de Saúde, anuncia nesta quarta-feira, dia 2 de fevereiro, que o retorno às aulas presenciais da rede municipal de ensino, em 2022, foi prorrogado, permanecendo o retorno às aulas no período de 7 a 25 de fevereiro no sistema remoto (on line) para os alunos da pré-escola, Fundamental I e II e EJA em Valinhos. Esta prorrogação não afeta o retorno presencial das creches municipais e conveniadas, que mantém a data do dia 7 de fevereiro, porém facultativo aos pais e responsáveis que queiram levar seus filhos. A secretaria de Saúde da Prefeitura de Valinhos irá reavaliar semana a semana como estarão os números de casos, internações e avanço da vacinação, para recomendar ou não a prorrogação nas semanas subsequentes. Será publicado um decreto sobre esta decisão.

“Será avaliado semana a semana, com respaldo da Saúde, a situação de novos casos, internações e avanços na vacinação, assim como comunicado aos pais e responsáveis, caso a decisão seja antecipar o retorno presencial. O mais importante, no momento, é cuidar da Saúde de nossos alunos e alunos, assim como também dos profissionais da Educação, que já apresentam casos de afastamento por Covid, como em outras secretarias”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara, que esteve em reunião nesta tarde com os secretários de Educação e Saúde.

A ação foi tomada após dados da Saúde de Valinhos que apontam um rápido crescimento de novos casos na cidade, mais de 110% do que registrado em março do ano passado, quando o município passou pela pior fase da Pandemia, quando a média registrava, ainda, 2 óbitos por dia. As internações em Janeiro deste ano, também, aumentaram 100% nos últimos dias, comparado ao início do mês, com a média de 57 pacientes internados nos leitos hospitalares. Felizmente, pelo avanço da vacinação na cidade, que atinge praticamente 100% da população com duas doses e 45% dos jovens e adultos já com a dose adicional, as internações não estão no patamar de março do ano passado, quando, mesmo com menos casos registrados, alcançou o topo de 139 pacientes internados em leitos CODIV/SRAG.

“O mais importante é que os conteúdos terão continuidade neste curto espaço de acompanhamento à distância, pela plataforma EducaDigital, para então, depois, retornar ao presencial já com os novos programas  educacionais previstos para 2022”, complementa o secretário de Educação, Cleber Magdalena.

O número de crianças com confirmação de Covid também aumentou expressivamente nos últimos dias. Enquanto no final do ano passado eram 3 a 4 casos por semana, os últimos dados apontam uma média de 20 a 25 novos casos registrados em crianças por dia, o que eleva a preocupação com o avanço da vacinação de crianças na cidade.

“A Prefeitura de Valinhos estuda, nos próximos dias, ampliar os locais de vacinação inclusive para algumas unidades escolares, de forma a atender mais e mais crianças. Até o momento, 17% do público-alvo de 5 a 11 anos foi vacinado e a expectativa é que, com esta força-tarefa, a Prefeitura possa ampliar a vacinação de crianças na cidade”, afirmou o secretário de Saúde, dr Gabriel Signorelli.

A prorrogação do retorno presencial é mais uma medida protetiva, além de outras já anunciadas, por conta do avanço da nova variante Ômicron em Valinhos. A cidade já tem mais de 100% dos leitos exclusivos de Covid/SRAG ocupados na Santa Casa de Valinhos e, dia a dia, tem variações de novos leitos ocupados em enfermaria, assim como também no Hospital Galileo.

 

Propaganda do Google Artigo Baixo