Valinhos vai catalogar nascentes para reaver mananciais

propaganda do Google Artigo Top

Para preservar o meio ambiente e proteger as nascentes, a Prefeitura, por meio do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), vai fazer o georreferenciamento de todas as fontes de água do município.

Este é o primeiro passo para viabilizar a recuperação das nascentes.

A empresa vencedora da licitação terá seis meses para executar o serviço e entregar o laudo técnico com relatório de identificação e caracterização das nascentes de Valinhos.

Após a conclusão dos serviços, que devem custar cerca de R$ 160 mil, o DAEV conhecerá a realidade de cada uma das nascentes do município. A etapa seguinte será desenvolver um plano de ação para recuperar os mananciais.

De acordo com o presidente do DAEV, Luiz Mayr Neto, Valinhos é conhecida pela grande quantidade de nascentes, olhos d’água e córregos localizados em todo o município. “Precisamos catalogar e recuperar as existentes para minimizar os efeitos da escassez de água dos últimos anos. Cabe ao poder público cumprir o papel na proteção do meio ambiente, incentivando os produtores rurais a protegerem nascentes, olhos d’água e córregos”, afirmou Mayr.

De acordo com o DAEV, Valinhos possui aproximadamente 650 nascentes e o prazo para conclusão do georreferenciamento é de seis meses após a contratação da empresa. O trabalho prevê registro fotográfico, evidenciando sua situação e do entorno das nascentes.

Propaganda do Google Artigo Baixo