Veja alguns alimentos que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares

propaganda do Google Artigo Top

Doenças cardiovasculares são a causa de 33% das mortes no Brasil. Segundo dados do estudo Interheart, 49% dos casos de infarto agudo do miocárdio poderiam ter sido evitados caso os níveis de gorduras (como o colesterol) no sangue estivessem controlados. O Dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29 de setembro, é uma data relevante para lembrar a população que medidas simples do dia a dia significam cuidados essenciais na prevenção de infartos e derrames. Mas estes cuidados devem ser tomados sempre.

Combater o sedentarismo e mudar alguns detalhes na alimentação é fundamental e não necessariamente um processo árduo. Com pequenas mudanças na rotina, é possível evitar esse risco e aumentar a qualidade de vida. “Em geral, é difícil alterar os hábitos alimentares de uma só vez. Mas com pequenas mudanças na rotina, como rechear o prato com legumes e verduras coloridos, por exemplo, é possível obter grandes benefícios para a saúde do coração”, explicou Laís Aliberti, nutricionista da Unilever.

Comumente conhecida como vilã, a gordura não deve ser cortada da dieta e é essencial para uma alimentação saudável. O segredo é saber diferenciar os tipos de gorduras e seus benefícios: as consideradas “ruins” são as saturadas e trans, pois seu consumo excessivo está ligado ao aumento do risco de doenças cardiovasculares. A gordura saturada, por exemplo, está presente em alimentos como a manteiga e leite integral.

Optar pelas gorduras consideradas boas – mono e poliinsaturadas – é uma forma de cuidar da saúde do coração e do corpo, uma vez que colaboram para a manutenção dos níveis adequados de colesterol. Elas podem ser encontradas, na maioria das vezes, em alimentos ricos em gorduras de origem vegetal, como azeite, óleo de soja e seus derivados, como maionese e cremes vegetais.

Para não errar, é importante conhecer os alimentos e saber o que é ingerido. “Ler rótulos é fundamental. A tabela nutricional é uma forte aliada na hora de escolher o que comer”, orientou Laís.

Entre os pequenos passos que proporcionam grandes mudanças, a nutricionista recomenda, ainda, a ingestão dos alimentos conhecidos por funcionais – que além das funções nutricionais básicas, entregam outros benefícios à saúde. Para aqueles que estão com o colesterol elevado, devem estar na lista alimentos adicionados com fitoesteróis, substâncias que auxiliam na diminuição do colesterol ruim (LDL).

A vantagem desses produtos é a concentração das substâncias. “No caso dos fitoesteróis, a quantidade recomendada para redução de até 10% do LDL-colesterol é 1,6g diárias. Para conseguir isso, a pessoa teria que comer 340 tomates, 168 cenouras ou 66 laranjas. Com duas colheres de sopa de creme vegetal adicionados com a substância, já é possível cumprir essa meta”, concluiu a especialista.

Confira abaixo mais detalhes sobre os alimentos saudáveis:

– Azeite: o azeite é um óleo rico em gorduras monoinsaturadas, mas deve ser consumido com moderação, por ser altamente calórico. Uma colher de sopa do produto tem cerca de 105 calorias.

– Maionese industrializada: apesar de ser considerada como “vilã” por muitos, a maionese é feita com óleos vegetais e contém gorduras boas – mono e poliinsaturadas. Além disso, a versão industrializada contém apenas 40 calorias por colher de sopa.

– Creme Vegetal: ao contrário da sua maior concorrente, a manteiga, as margarinas e cremes vegetais não possuem gordura animal e colesterol. São produzidas com os óleos vegetais, com gorduras poliinsaturadas e também são encontradas no mercado com versões funcionais, enriquecidas com fitoesteróis.

Propaganda do Google Artigo Baixo