Vigilância estadual suspende exames de dengue para Valinhos

propaganda do Google Artigo Top

O Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica de Campinas, do governo do Estado de São Paulo, comunicou na última semana que vai suspender o envio dos exames de casos suspeitos de dengue da Rede Municipal de Saúde de Valinhos para análises de sorologia no Instituto Adolfo Lutz. Com a suspensão dos exames, a cidade vai registrar como confirmado todos os casos suspeitos de dengue, já que deixará de ser feita a confirmação laboratorial.  

A suspensão ocorreu após a avaliação dos critérios epidemiológicos descritos nas Diretrizes de Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas no Estado de São Paulo. Um dos critérios adotados pelo Estado é que a sorologia pode ser suspensa quando os casos notificados ultrapassarem 150 para cada 100 mil habitantes. No último relatório divulgado pela Vigilância Epidemiológica, a cidade registrou 221 notificações.

Segundo o comunicado, só serão aceitas pelo Instituto Adolfo Lutz, amostras para sorologia de pacientes graves e óbitos suspeitos da doença. A partir da suspensão, as confirmações serão feitas somente pela análise clínica e epidemiológica. "Como os casos não passarão por um exame sorológico, é bem provável que o número cresça, já que as análises serão baseadas apenas nos sintomas apresentados pelos pacientes e pelo local provável de infecção", disse a diretora de Divisão de Vigilância Epidemiológica, Claudia Maria dos Santos.

De acordo com Claudia, a rede particular, como a Santa Casa de Valinhos e o Hospital Galileo, continuam fazendo o teste sorológico de dengue para os pacientes que possuem convênio médico.

Registros

Valinhos confirmou um novo caso de dengue, ampliando para 37 o número de moradores contaminados pela doença este ano, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira, 13, pela Vigilância Epidemiológica Municipal. Dos 37 casos positivos, 26 são autóctones, contraídos no próprio Município, e 11 importados, de moradores que foram contaminados em outras cidades.

Segundo o balanço da Vigilância, 40 casos investigados deram negativo e 120 aguardam resultado. Não há previsão de quando esses resultados serão divulgados, uma vez que a sorologia está suspensa desde a semana passada.

Outros 24 casos positivos foram confirmados na cidade, mas os moradores são de Vinhedo, Campinas, Louveira e São Paulo. No total, são 221 notificações. Todos os pacientes contaminados estão bem e não tiveram complicações no quadro clínico.

O número de pessoas com dengue em Vinhedo subiu mais uma vez na última semana, com a confirmação de 34 casos. Outros 76 aguardam resultados. Embora a situação ainda esteja controlada na cidade, a Secretaria de Saúde pede atenção a todos os vinhedenses para evitar o acúmulo de água parada.

Propaganda do Google Artigo Baixo