Vinhedense cria aplicativo que faz solicitações para a Prefeitura

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Um aplicativo para smartphones produzido pelo vinhesense Gabriel Leon de Mattos  promete revolucionar a maneira com que os munícipes realizam solicitações à Prefeitura de Vinhedo. Denominado "Cidade Digital", a tecnologia foi lançada no fim do último mês e está disponível gratuitamente, para usuários Android, e dentro de alguns dias, em outros formatos também.

"Por muitas vezes, os munícipes identificam problemas nos bairros e vias, e utilizam as redes sociais para alertar as autoridades locais, mas não sabem para quem devem encaminhar a reclamação ou solicitação de serviços. Com o aplicativo, os problemas reportados pelos cidadãos são enviados para o canal responsável da Prefeitura e, ao mesmo tempo, publicados na página do aplicativo no Facebook chamando a atenção do canal oficial da Prefeitura na rede social", explica o criador.

 O Cidade Digital usa a Inteligência Artificial (Tensor Flow), batizada de ‘Alfred’, para verificar e direcionar as reclamações e solicitações recebidas. O Alfred consegue distinguir imagens de buracos no asfalto, postes com problemas de iluminação, presença de mato em locais públicos, entre outras coisas, incluindo a localização exata do problema. Essa verificação permite que as solicitações sempre sejam encaminhadas para os canais corretos, ou seja, o e-mail da secretaria responsável pelo determinado serviço e também para a Ouvidoria do município.

Além de fotos, o cidadão também consegue enviar texto. A resposta da Prefeitura, com número de protocolo, segue para o e-mail informado pelo cidadão, que deve preencher um breve cadastro para solicitar os reparos. 

Os serviços mais procurados na Prefeitura, como buracos no asfalto, iluminação pública com defeito, entulhos e animais mortos que precisam ser removidos, irregularidade no transporte público, limpeza pública, ocupação irregular e controle de Aedes Aegypti, já estão cadastrados no Cidade Digital e, assim que solicitado pelo munícipe, o ‘Alfred’ – o mordomo à disposição da população – faz o envio para a Prefeitura e também a publicação no facebook do aplicativo (facebook.com/AlfredVinhedo), para dar publicidade a reivindicação.

É possível ver fotos de buracos já postadas pelos usuários e também queixas a respeito da falta de iluminação. “Por enquanto, Vinhedo é o ‘berço’ tecnológico para testes e melhorias. Em breve, o aplicativo será expandido nacionalmente. Todas as informações serão públicas e disponíveis para acesso. Não existe ligação direta com o Poder Público. O aplicativo, independente, é para uso dos cidadãos e atua como facilitador no envio dos requerimentos ao departamento público responsável”, explicou Gabriel.

 

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