Vinhedenses tiveram contato com infectado por Coronavírus

Moradores estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica

Vinhedenses têm parentesco com morador da Capital que foi contaminado pelo vírus na Itália (Foto: Reprodução/Internet)

A Prefeitura de Vinhedo informou nesta quarta-feira, 26, que três moradores de Vinhedo – dois adultos e uma criança – tiveram contato com um homem infectado pelo Coronavírus, o primeiro caso confirmado no Brasil.

Os vinhedenses possuem grau de parentesco com o homem de 61 anos, que retornou recentemente da Itália. Ele mora na capital paulista, onde encontra-se em isolamento domiciliar, em bom estado clínico.

Imediatamente, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo, por meio da Vigilância Epidemiológica, dentro dos protocolos definidos pelo Ministério de Saúde, entrou em contato com essa família, sendo que eles confirmaram o encontro, na cidade de São Paulo, com o cidadão infectado.

As três pessoas passam bem, sem nenhum sintoma relacionado ao Coronavírus. Os profissionais da Vigilância Epidemiológica permanecerão monitorando a família. Conforme orientação do médico da família, permanecem em isolamento domiciliar. A Prefeitura de Vinhedo reportou a situação à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo.

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, reforça à população que não há motivos para pânico, lembrando que: as medidas preventivas não só para o Coronavírus, mas para toda e qualquer infecção respiratória, é de que utilizem de boas práticas (lavar as mãos com água e sabão, uso do álcool gel, evitar aglomerações, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, evitar tocar os olhos nariz e boca com as mãos).

O Coronavírus apresenta quadro que pode variar de leve a moderado, semelhante a um resfriado, com sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar.