Vinhedo cai seis posições no Ranking Cidades Inteligentes

propaganda do Google Artigo Top

Vinhedo ficou na 65ª posição entre as cidades mais inteligentes e conectadas do país, segundo o Ranking da Urban Systems, denominado Connected Smart Cities, divulgado na última terça-feira, 17, em evento na capital. Em comparação com o ano anterior, a cidade caiu 33 posições no ranking nacional, mas continua com destaque no estudo que tem o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade.

Nesta edição, o estudo mapeou todas as cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes, ou seja, 666 municípios. Ao todo, 70 diferentes indicadores foram observados em 11 temáticas, como mobilidade, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, entre outros. A pontuação máxima é de 69,5; a cidade atingiu a nota de 31,4 nesta edição.  

Campinas obteve a nota de 38,9 e foi considerada a cidade “mais inteligente e conectada” do Brasil. É a primeira vez que uma cidade que não é capital de Estado fica em primeiro lugar no estudo, criado com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade.

Além da metrópole, outras sete cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), também estão na lista entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas. Entre as 20 cidades da RMC, Vinhedo aparece na 7ª colocação. A vizinha Valinhos é a 1ª colocada, seguida por Jaguariúna, Indaiatuba, Paulínia e Americana. Hortolândia aparece logo atrás de Vinhedo e integra as 100 mais. 

Das 100 cidades mais inteligentes e conectadas deste ano, 67 estão no sudeste e 47 só no Estado de São Paulo.

 

Propaganda do Google Artigo Baixo