Vinhedo está sem chuvas há mais 40 dias, Sanebavi alerta para uso racional

propaganda do Google Artigo Top

Vinhedo não registra chuvas significativas há mais de 40 dias e, neste período de escassez, o nível de água nos mananciais diminuiu consideravelmente, o que afeta a capacidade de captação de água bruta para tratamento. O momento é de atenção, pois há alerta de especialistas do Consórcio da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) indicando que o período de estiagem deste ano será um dos mais severos em décadas.

Diante da atual situação, a Sanebavi recomenda aos moradores de Vinhedo o uso racional da água para evitar um cenário crítico e para garantir que os mananciais e reservatórios suportem a demanda até o início do período chuvoso, previsto para novembro, evitando problemas de abastecimento no município.

Nesta quarta-feira, 7, o nível da Represa 1 está 1,65m abaixo do máximo e os demais pontos de captação também sinalizam diminuição da vazão, por isso, a Sanebavi pede a conscientização de todos para utilizar a água apenas para as necessidades básicas, sem desperdícios que prejudicam a reservação de água bruta.

De acordo com o levantamento da Defesa Civil, desde fevereiro Vinhedo está com os índices de chuvas abaixo do previsto, no mês de junho a cidade registrou 16,6mm de chuva, 64% menos que a média prevista para o mês.

Propaganda do Google Artigo Baixo