Vinhedo intensifica vacinação contra sarampo e febre amarela com Dia D em fevereiro
A Secretaria de Saúde de Vinhedo promove, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, uma ação de intensificação da vacinação contra o sarampo e a febre amarela, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção da população. A mobilização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e terá um Dia D no sábado, 7 de fevereiro, na UBS Planalto.
A iniciativa ocorre em um contexto de alerta epidemiológico, diante do registro de casos de sarampo importados e da circulação do vírus em outros países. Em 2025, o Brasil já contabilizou 38 casos da doença, incluindo registros no Estado de São Paulo, que confirmou dois casos até dezembro. O mais recente envolveu um homem de 27 anos, não vacinado, morador da capital paulista, com histórico de viagem internacional.
O risco de reintrodução do sarampo no país é ampliado pela ocorrência de surtos ativos em países como Canadá e Estados Unidos, destinos frequentes de brasileiros. Além disso, o período sazonal da febre amarela, que vai de dezembro a maio, associado ao mapa de favorabilidade para transmissão da doença, reforça a necessidade de intensificar as ações de vigilância e imunização, especialmente em áreas prioritárias definidas por critérios técnicos.
Durante a mobilização, a vacinação será realizada em todas as UBSs de Vinhedo, das 8h às 16h. Para ampliar o acesso da população, especialmente de quem trabalha durante a semana, será realizado o Dia D no sábado (7), com atendimento exclusivo na UBS Planalto, das 9h às 14h, dentro da programação do Sábado da Vacina.
A vacinação segue as recomendações do Programa Estadual de Imunização e é realizada de forma seletiva. Para o sarampo, por meio da vacina tríplice viral, o público-alvo inclui crianças a partir de 12 meses e pessoas sem comprovação vacinal. Já a vacina contra a febre amarela é destinada a crianças, com primeira dose aos 9 meses e segunda dose aos 4 anos, além de adultos não vacinados, que devem receber dose única.
No Dia D, além das vacinas contra sarampo e febre amarela, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário nacional de imunização, conforme indicação para cada faixa etária. Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação.



