propaganda do Google Artigo Top

O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, é uma oportunidade fundamental para refletir sobre a importância desse recurso essencial para a vida em nosso planeta. Em 2024, a Agência Nacional das Águas (ANA), lançou a Jornada pela Água, sob o tema “A Água nos Une, o Clima nos Move” e Vinhedo participa com diversas ações socioeducativas que ressaltarão as interconexões entre a água e o clima, destacando a urgência de proteger e preservar nossos recursos hídricos em face das mudanças climáticas.

Diversas iniciativas globais são realizadas anualmente para marcar o Dia Mundial da Água. Aqui em Vinhedo, a Sanebavi, em conjunto com a Secretaria de Educação (Seduc) e a Secretaria de Planejamento Ambiental (Seplam) prepararam uma semana repleta de atividades educativas e conscientizadoras, com início nesta segunda (18) até o dia 23 de março.  A programação inclui ações que serão realizadas em escolas municipais e estadual, na sede administrativa da Sanebavi, na sede da Seplan e encerrará na Represa 1.

Para o último dia, o destaque é a EcoAção, atividade que ocorrerá no sábado, 23, na Represa João Gasparini, das 8h às 12h e que visa oferecer orientações e reflexões sobre a situação hídrica local, fornecendo materiais socioeducativos, painéis, jogos, mudas de plantas nativas e uma oficina de terrário, onde os participantes poderão criar seus próprios terrários.

Durante a confecção dos terrários, facilitadores estarão presentes para promover discussões sobre diversos aspectos do bioma, como solo, vegetação, seres vivos, ar, água e clima. O terrário é uma ferramenta educativa eficaz que demonstra de forma visual o ciclo da água e a importância do equilíbrio ambiental.

As ações serão desenvolvidas como forma de incentivar a preservação dos recursos hídricos e sua importância para o município de Vinhedo. As iniciativas não apenas promovem a conscientização, mas também fomentam ações concretas para garantir um futuro sustentável para todos.

Programação

– Dia 18 – Escola E.E. Israel Schoba:

  – Tenda Socioeducativa Caminhos da Água

– Dia 19 – Escola E.M. Dr. Jair Mendes de Barros:

  – Tenda Socioeducativa Caminhos da Água

  – Jogo SaneAcão

  – Clube EcoCiente

  – Plantio de Mudas Nativas

– Dias 20 – Sede Administrativa da SANEBAVI:

  – Tenda Socioeducativa Caminhos da Água

– Dia 21 – Sede Sanebavi (9h às 12h)

– Tenda Socioeducativa Caminhos da Água

– Jogo SaneAcão

– Plantio de Mudas Nativas

– Dia 22 – SEPLAM (8h às 12h)

  – Sextou + Verde com distribuição de mudas nativas

  – Tenda Socioeducativa Caminhos da Água

– Dia 23 – Represa 1:

  – Tenda Socioeducativa Caminhos da Água

  – Jogo SaneAcão

  – Oficina de Terrário

  – Distribuição de Mudas Nativas

Propaganda do Google Artigo Baixo