Vinhedo realiza estudos para ampliação da Represa 3

propaganda do Google Artigo Top

A Secretaria de Planejamento Ambiental de Vinhedo deve concluir, em 60 dias, estudos ambientais para ampliação da Represa 3 e construção de uma nova represa de água no Córrego Bom Jardim.

Eles vão apontar a viabilidade das obras nas duas regiões, levando em conta todas as questões ambientais envolvidas.

Segundo a Sanebavi, a capacidade produtiva das duas represas somente será conhecida após a conclusão das análises, mas há expectativa de que elas possam produzir o equivalente a entre 30% e 40% do consumo no município.
Aumentar o sistema de reservas de água do município com a implantação de novas represas é necessário, apontou Spina, considerando que a última represa de Vinhedo foi construída em 1982, quando a cidade tinha 40 mil moradores, e hoje tem 81.516, conforme o IBGE.

Diretora de Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento Ambiental de Vinhedo, Lívia Barreto, explicou que a finalidade do estudo é realizar um amplo diagnóstico ambiental dos dois locais, levando em conta os impactos das obras, e propor medidas mitigadoras e compensatórias para concessão do licenciamento.

O estudo vai realizar inspeção técnica nas áreas, diagnóstico ambiental do meio físico, da biologia local, dos recursos hídricos, caracterização da área afetada e entorno, análise de restrições legais, elaboração de mapa de restrições ambientais, caracterização das intervenções, apresentação das medidas mitigadoras e compensatórias referente às intervenções e de projeto de compensação ambiental, entre outros.
Ele comentou que ainda este ano serão construídos dois novos reservatórios de água, de um milhão de litros cada, nas regiões do Mirante e do Observatório.

Propaganda do Google Artigo Baixo