Vinhedo realiza mutirão de mamografia em três sábados no Outubro Rosa

propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Vinhedo realiza neste mês três mutirões de mamografia em três datas diferentes. E o primeiro acontece neste sábado, 9. Logo depois serão realizados também mutirões nos dias 23 e 30, todos eles utilizando o mamógrafo municipal instalado na Santa Casa. Até o fim do mês, a Secretaria de Saúde vai zerar a fila de cerca de 300 mamografias da cidade. Apenas serão atendidos pacientes agendados. A estimativa é de que sejam realizados 78 exames nos três sábados.

“O mamógrafo municipal, que colocamos para funcionar no início deste ano, é uma grande conquista para a saúde da mulher no nosso município. Vamos zerar a fila de espera pelo exame neste Outubro Rosa e vamos manter a fila zerada. Investimento importante em saúde. Vamos continuar investindo para melhorar, ampliar e qualificar a saúde na nossa cidade. O desafio é grande, mas vamos superá-lo com trabalho”, disse o prefeito Dario Pacheco.

O contrato da Prefeitura com a Santa Casa prevê a realização de até 250 exames de mamografia por mês. “Como estamos no Outubro Rosa, vamos realizar os mutirões aos sábados para zerar a fila de espera, que hoje gira em torno de 300 exames”, disse o secretário de Saúde, Milton Ribolli. A Secretaria de Saúde está entrando em contato com os pacientes para informar sobre o agendamento, de acordo com o tempo de espera.

Além do mutirão de mamografia, a Prefeitura de Vinhedo vem realizando desde o mês passado o mutirão de consultas de clínico geral, pediatra, ginecologista e exames de eletrocardiograma aos sábados. O mutirão já foi realizado em dois sábados e será retomado ainda este mês. O objetivo é reduzir a a demanda de procedimentos eletivos, sem urgência, criada por causa da pandemia.

Os exames e atendimentos de urgência continuaram sendo realizados normalmente na pandemia. O mutirão de consultas acontece em unidades de saúde de Vinhedo, apenas para pacientes agendados. O agendamento é feito pela Secretaria de Saúde respeitando a ordem de espera dos pacientes.

Propaganda do Google Artigo Baixo