Vinhedo recebe apenas 500 testes rápidos para detectar a covid-19

Ao todo cidade deve ter 8 mil testes a disposição, mas não há prazo para isso acontecer

Cidade recebeu apenas 500 testes rápidos da covid-19
propaganda do Google Artigo Top

Apenas 500 dos 3.150 testes rápidos já comprados pela Prefeitura chegaram ao município. Os testes são utilizados para a detectar os infectados pelo coronavírus de forma mais ágil.

Segundo a Prefeitura, esses testes serão aplicados em pessoas que se encaixam no Boletim Epidemiológico número 8 do Ministério da Saúde, ou seja, profissionais da saúde, da segurança e pessoas internadas em estado grave.

A Prefeitura está adquirindo mais 5 mil unidades, que, somadas às primeiras 3.150, chegarão a mais de 8 mil testes. Desta forma, será possível realizar a testagem de mais de 10% da população vinhedense que se enquadram nos critérios pré-estabelecidos para execução dos exames.

No entanto, essa promessa dos testes rápidos vem desde o início de abril e até o momento a Prefeitura não tem previsão de quando essas unidades vão chegar ao município.

O teste rápido é auxiliar no diagnóstico, já que existe há possibilidade de que o teste apresente “falso negativo”, quando o paciente está em um estágio inicial da doença.

O secretário municipal da Saúde, disse nesta segunda-feira, 27, que os testes rápidos não servem para diagnósticos médicos e sim apenas para dados estatísticos locais, por esse motivo a cidade não dever realizar a testagem da população em massa.

Anvisa

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, liberou nesta terça-feira, 28, a realização de testes rápidos de diagnóstico da Covid-19, em farmácias e drogarias de todo o país.

A adesão das farmácias e drogarias é voluntária, por esse motivo nem todos os estabelecimentos terão os testes a disposição. No entanto, aqueles que quiseram realizar os exames rápidos deverão ter um profissional qualificado durante todo o horário de funcionamento.

Propaganda do Google Artigo Baixo