Vinhedo já está com aumento na conta de luz

propaganda do Google Artigo Top

A CPFL Piratininga, distribuidora que atende 27 municípios do interior de São Paulo e Baixada Santista, entre eles a cidade de Vinhedo, informou nesta semana que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, na terça-feira, 20, o reajuste tarifário anual da concessionária, que entra em vigor a partir da sexta-feira, 23.

O aumento é válido também para a cidade de Louveira e Jundiaí, mas para Valinhos não,  a cidade vizinha é atendida pela distribuidora CPFL Paulista, portanto com outras regras.

Neste ano, a tarifa terá um acréscimo médio de 9,82%, sendo 11,27% para os consumidores ligados à alta tensão (indústrias e grandes comércios) e 8,95% para os de baixa tensão (residências e pequenos comércios). Vale ressaltar que a inflação dos últimos 12 meses foi de 3,14%.

Para o cálculo das tarifas, a ANEEL considera a atualização de custos com a compra de energia, com sistema de transmissão e com a distribuição da energia elétrica, assim como com os encargos setoriais, conforme regras estabelecidas para o setor.

De acordo com o comunicado enviado pela distribuidora, os principais fatores que levaram a esse resultado foram o aumento dos valores não gerenciáveis pela distribuidora, como dos encargos setoriais, previstos em lei, do custo de geração de energia por conta da contínua alta da taxa dólar e dos custos de transmissão pela incorporação de novas instalações no sistema integrado brasileiro.

Um instrumento que auxiliou que o valor não fosse ainda mais alto foi o aporte da conta-covid um financiamento emergencial destinado ao setor elétrico. Sem tal recurso, os efeitos médios poderiam superar a marca dos 15% para todos os consumidores

Propaganda do Google Artigo Baixo