Vinhedo tem caso confirmado de paciente com a Varíola do Macaco

Este é o segundo caso da doença confirmado no Brasil.

propaganda do Google Artigo Top

A Secretaria de Estado da Saúde informa que identificou um caso de Varíola do Macaco em um homem de 29 anos, morador de Vinhedo. Este é o segundo caso da doença confirmado no Brasil. A Vigilância Epidemiológica do município, em parceria com o Estado, monitora o infectado, que está em isolamento e seus respectivos contatos.

O caso é considerado importado, já que o paciente tem histórico de viagem para Portugal e Espanha e teve os sintomas e as primeiras lesões na pele ainda na Europa. O resultado positivo só foi confirmado por um laboratório espanhol após o desembarque no Brasil, ocorrido no dia 8 de junho.

O primeiro caso da doença no país foi confirmado na quinta-feira, 9, em um morador de São Paulo, de 41 anos, que está internado no Instituto Emílio Ribas com boa evolução do quadro clínico.

A Varíola do Macaco é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo/íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. Não há tratamento específico, mas de forma geral os quadros clínicos são leves e requerem cuidado e observação das lesões.

Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De 1 a 3 dias após o início desses sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele que podem estar localizadas em mãos, boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.

Propaganda do Google Artigo Baixo