Vinhedo tem ferramenta de Inteligência Artificial para comunicação com a população

A Prefeitura de Vinhedo acaba de implantar em seu site uma nova ferramenta, chamada Chatbot, que facilita o atendimento ao cidadão, trazendo orientações rápidas sobre diversos assuntos do cotidiano do vinhedense. A ferramenta já está disponível em www.vinhedo.sp.gov.br.

O Chatbot é uma forma de comunicação à distância que interage com o internauta através de uma IA – Inteligência Artificial. Dentro do site da Prefeitura, no canto inferior direito, a ferramenta pode ser acessada através de um balão azul. Inicialmente, os usuários podem encontrar informações sobre os seguintes assuntos: covid-19, Cartão Cidadão, agendamento de consultas, IPTU, abertura de protocolo, multas de trânsito e recursos, buracos em vias, iluminação pública e corte de mato.

A reportagem do Jornal de Vinhedo fez um teste com a ferramenta. Ela é muito útil para tirar dúvidas, mas seria excelente se ela desse um passo a mais e resolve as questões ali mesmo na tela de conversa. Por exemplo, para pedir o reparo de troca de lâmpadas queimadas na iluminação pública, o ChatBot apenas lhe responde aonde você deve entrar em contato para fazer a solicitação, o mais prático seria o sistema já fazer a solicitação.

Neste primeiro momento o Chatbot está sendo disponibilizado na página da Prefeitura. Posteriormente existe a intenção de transportá-lo para outras plataformas, como Facebook, segundo a Prefeitura.

Além desta nova ferramenta, implantada por meio do Departamento de Informação e Tecnologia com apoio do Departamento de Ouvidoria e de Comunicação, a Prefeitura continua realizando um trabalho ágil e efetivo na comunicação com a população através do serviço da Ouvidoria, onde toda e qualquer dúvida é respondida prontamente e, em alguns casos, encaminhada para o setor responsável.

“Trabalhamos constantemente para aproximar a população dos diversos serviços que a Administração Municipal oferece. Essa ferramenta vem para somar ao ótimo trabalho já realizado pela nossa Ouvidoria, pois esclarece muitas dúvidas da população diretamente do celular ou do computador, de forma simples. Estamos na era da internet e a tecnologia precisa e deve ser usada com esse propósito”, destacou o prefeito Jaime Cruz.