Vinhedo tem vacinação de idosos com 80 anos ou mais no fim de semana

propaganda do Google Artigo Top

A Secretaria de Saúde de Vinhedo vai antecipar para este fim de semana, no sábado, 27, e no domingo, 28, a vacinação dos idosos com 80 anos ou mais, em sistema de drive thru, no Parque Municipal Jayme Ferragut. A Secretaria ainda aguarda a liberação do governo estadual do lote de doses da vacina que serão aplicadas nessa população, previsto para chegar ao município nesta quinta-feira.

A vacina dos idosos com 80 anos ou mais vai acontecer das 10h às 15h, no sábado e domingo. Será necessário apresentar comprovante de residência, documento com foto e CPF. A vacina será aplicada dentro dos veículos.

No local serão adotadas todas as medidas de segurança e protocolos de higiene contra a Covid-19 e a vacinação será realizada de acordo com a quantidade de doses enviadas para o município.

Idosos acima de 80 anos devem realizar o pré-cadastro municipal, no link bit.ly/vacinasaudevinhedo, para agilizar o atendimento e garantir a imunização. É muito importante que os moradores também façam seus cadastros no site do governo estadual, www.vacinaja.sp.gov.br, em que registram dados pessoais.

Com os cadastros preenchidos, as equipes de saúde já dispõem das informações do morador e não precisam preencher um novo cadastro na hora da vacina, o que leva tempo e pode provocar filas.

Drive thru

O sistema de drive thru foi adotado na vacinação dos moradores de 85 anos ou mais, nos dias 15 e 16, com bons resultados. “Houve uma grande procura pela vacinação logo no início do primeiro dia, o que provocou filas e demora no atendimento, enquanto o segundo dia foi bastante tranquilo. Mas a adesão dos moradores foi satisfatória”, avaliou o diretor da Vigilância em Saúde de Vinhedo, Milton Ribolli.

Segundo ele, a realização do drive thru no fim de semana contribui para organizar melhor as equipes de Saúde. A Secretaria de Saúde tem 600 servidores, dos quais 140, quase 25%, estão afastados por causa da pandemia. Os servidores em atuação precisam atender à rotina da Saúde, às demandas do coronavírus que aumentaram desde o início do ano e à vacinação da pandemia.

“É uma logística complexa destacar as equipes de vacinação. Os servidores estão trabalhando além de suas cargas horárias, inclusive aos finais de semana, para que possamos atender adequadamente a população”, explicou Ribolli.

Até o fim da tarde desta terça-feira 3.174 moradores de Vinhedo receberam a primeira dose da vacina e 1.054 receberam a segunda dose, somando 4.228 moradores vacinados. O calendário de vacinação é definido pelo governo estadual, que não divulgou as próximas datas e grupos que serão imunizados.

Grupos prioritários

Segundo o governo estadual, a primeira fase do plano de vacinação no Estado de São Paulo incluirá 9 milhões de pessoas em todo o Estado do grupo prioritário, que inclui idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde, pessoas com deficiência, povos indígenas, pacientes com comorbidades, população privada de liberdade, trabalhadores da educação, entre outros.

Cadastro para agendamento municipal – bit.ly/vacinasaudevinhedo

Cadastro governo estadual – https://vacinaja.sp.gov.br

Propaganda do Google Artigo Baixo