Dario mantém secretários de Jaime e dá uma das vagas ao filho

Nova equipe deverá apresentar planejamento dos 100 dias na próxima semana

Parte do novo secretario em reunião com a prefeito Dario Pacheco
propaganda do Google Artigo Top

O novo prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco (PTB), anunciou nesta quarta-feira, 6, os nomes dos secretários que irão compor o governo municipal, além daqueles já divulgados em dezembro. Entre os escolhidos estão dois membros que faziam parte ativamente do governo Jaime Cruz, são eles: Deise Gomes, secretária de Fazenda na administração passada, que assume o mesmo posto e Jorge Torrezin, que estava no comando da Secretaria de Governo, também continua no mesmo cargo.

Vale ressaltar que Dario e seu vice Edson PC (MDB) realizaram campanha eleitoral criticando o governo do ex-prefeito Jaime, o que incluía seus secretários.

Outro nome do novo secretario que chama a atenção é o do filho do prefeito, Eduardo Pacheco, assume a controladoria geral do município, que agora ganhou o nome de Transparência e Participação Social. Tecnicamente a nomeação não é enquadrada como nepotismo, pois Eduardo foi nomeado em um cargo político. Cargo este, que de acordo com entendimento do Supremo Tribunal Federal, pode ser ocupado por parentes de eleitos, desde que possuam qualificação para o exercício da função. O filho mais velho de Dario é formado em Direito, especializado em Direito Previdenciário e com pós-graduação em Bioética pela USP, o que caracteriza ele como técnico apto a assumir a vaga.

No entanto, o vice-prefeito Edson PC foi um dos principais críticos de nomeações de parentes no governo anterior. Em uma de suas postagens em rede sociais PC disse que: “Nepotismo é Crime! Denuncie. Cargo Público não é negócio de família”.

Post do atual vice-prefeito de Vinhedo, Edson PC, criticando o Nepotismo em 2018, no governo anterior

De acordo com o prefeito Dario Pacheco, os nomes foram escolhidos visando alguns critérios, como currículo, representatividade e aptidão para as áreas. “Estou muito satisfeito com a minha equipe, ela estará pronta para ajudar a reconstruir Vinhedo. São pessoas muito competentes que aceitaram o desafio de me ajudar nesta empreitada,” comemorou.

Em reunião realizada no início desta semana, Dario determinou que os secretários realizem um diagnóstico sobre a situação de cada pasta e façam um planejamento para os próximos 100 dias. Todos os contratos também deverão ser auditados nos próximos meses, com revisão de valores e finalidades.

Mudança na secretaria

Após diversas conversas com a equipe administrativa e classe artística vinhedense, ficou constatada a necessidade de se manter ainda a Secretaria de Cultura e Turismo devido aos prejuízos que a classe artística vem sofrendo com a pandemia. “Temos mantido diálogo aberto com a classe artística da nossa Vinhedo e a pedido deles e de associações ligadas ao turismo, iremos manter a Secretaria de Cultura e Turismo até para facilitar os trâmites de recebimento de verbas federais. Com isso, a Secretaria de Esportes e Lazer continuará independente e será comandada pelo nosso vice, o esportista profissional, Edson Pc”, reforçou o prefeito.

Quem assume a pasta de Cultura e Turismo é o músico Leonardo Augusto Cardoso de Oliveira, doutor, mestre e bacharel em Música e também Pedagogia.  Possui especialização em Psicopedagogia e vasta formação e experiência em educação musical, performance e administração pública. Foi docente, atuou como pianista e correpetidor tocando em salas de concertos e festivais de música. Também atuou na área de planejamento administrativo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e arquivo da instituição há mais de dez anos.

Nomeações

Outro nome confirmado pelo prefeito, Dario Pacheco, é o do titular da pasta de Segurança e Defesa do Cidadão, Coronel José Ricardo Trevisan Arantes, que assumirá a pasta em fevereiro, pois está em vias de se aposentar. Vinhedense, Coronel Ricardo é bacharel, mestre e doutor em Ciências Policiais, Jurídicas e Sociais, além de possuir dezenas de especializações realizadas na Polícia Militar. Atualmente é Comandante do 8º BPM/I, que engloba mais de 30 municípios.

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida será comandada pelo médico vinhedense, servidor público municipal, Carlos Eduardo Solé Vernin, médico gastroenterologista, cirurgião e clínico geral, que atua há anos em Vinhedo.

Já a pasta de Comércio e Indústria será ocupada pelo vinhedense Tiago de Paula, empresário e comerciante com experiência em gestão de negócios e gestão de pessoas Ele já ocupou frentes de trabalhos no setor público desde 2007 e foi candidato a vereador pelo MDB nas últimas eleições.

Para a Transparência e Participação Social (ex-Controladoria Geral), o advogado e filho do Prefeito Eduardo Pacheco assume a vaga. Formado em Direito pela Faculdade Padre Anchieta de Jundiaí, especializado em Direito Previdenciário e também com pós-graduação em Bioética pela USP. Atuou em escritórios particulares de advocacia e também como assessor parlamentar na Câmara Municipal de Louveira.

Na Coordenação Governamental e Comunicação (Ex- Secretaria de Governo), fica à frente Jorge Torrezin. Ele é Engenheiro de Controle e Automação e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Cursa pós-graduação em Gestão Pública pelo Master em Liderança e Gestão Pública, realizada pelo CLP – Liderança Pública, com módulo na Blavatnik School of Government (Oxford). Atuava no mesmo cargo no governo passado.

Fechando o quadro de secretários, Deise Gomes coordenará a pasta de Finanças (ex-Secretaria de Fazenda). Ela é bacharel em Ciências Contábeis com MBA em Gestão Pública. Possui Habilitação Profissional Plena em Processamento de Dados pelo Governo do Estado de São Paulo (1993) e Habilitação Profissional de Técnico em Contabilidade pela Escola Sant’Anna (2003). Atua há mais de 20 anos na área contábil em órgãos públicos. Ela também atuava no mesmo cargo no governo passado.

Quadro de secretários

– Secretaria de Obras, Infraestrutura e Manutenção: Ricardo Benfica

– Secretaria de Assuntos Jurídicos e Institucionais: Carlos Roberto Diniz

– Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação: Cristina Mazon

– Controladoria Geral: Eduardo Pacheco

– Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia: Eliana Chrispim

– Secretaria de Esportes e Lazer: Edson PC

– Secretaria de Cultura e Turismo: Leonardo Augusto Cardoso de Oliveira

– Sanebavi: Jaderson Spina

– Segurança e Defesa do Cidadão: Coronel Ricardo Arantes

– Coordenação Governamental e Comunicação: Jorge Torrezin

– Secretaria de Administração e Gestão Social: Cristiane Panizza

– Secretaria de Finanças: Deise Gomes

– Secretaria de Comércio e Indústria: Tiago de Paula Pereira

– Secretaria de Saúde e Qualidade de vida: Carlos Eduardo Solé Vernin

Propaganda do Google Artigo Baixo