Escola Patriarca terá ensino integral a partir de 2022

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O Governo do Estado de São Paulo anunciou na segunda-feira, 12, a inclusão da E.E. Patriarca da Independência no Programa de Ensino Integral (PEI) a partir de 2022. O anúncio já havia sido feito pelo prefeito Dario Pacheco (PDT) durante a vinda do secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, ao município no mês de maio. 

Segundo a Professora de Educação Física e orientadora do Programa de Convivência do Patriarca, Inez Celia Monteiro Lima, o novo programa é bastante desafiador e vai envolver os 600 alunos matriculados na escola que passarão a ter aulas, todos os dias, das 7h às 16h. “O foco principal é o protagonismo do aluno, por meio de um projeto pedagógico mais extenso a partir da transdisciplinaridade das atividades”, explica. 

Os alunos terão atividades combinadas com as 12 disciplinas curriculares e junto delas traçarão o projeto de vida com as disciplinas eletivas e em classes mistas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. 

Para mais informações sobre o novo programa, basta entrar em contato com a secretaria da E.E.Patriarca por meio do telefone (19) 3876-6790. Também é possível obter informações, através das redes sociais da escola no Facebook e Instagram.  

“Também temos como proposta o início da escola integral na rede municipal de ensino. Será um passo muito importante que pretendemos implementar em Vinhedo, para que os alunos tenham mais tempo para o ensino, para o acolhimento, para a alimentação e uma nova formação”, explicou Dario. 

PEI 

Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão. 

No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida. 

O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.

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