Prefeitura de Vinhedo vai comprar represa em Itupeva por R$ 4,2 milhões

Imagem aérea da represa que será adquirida pela Prefeitura de Vinhedo Vinhedo.
propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Vinhedo anunciou nesta semana que vai ampliar a oferta de água à população com uma nova represa. Para realizar essa importante benfeitoria, ao invés de construir, a Administração Municipal anunciou a compra de uma área com reservação de água na cidade de Itupeva, localizada à margem da Rodovia Miguel Melhado Campos, bem próximo a divisa com o Bairro Santa Cândida, em Vinhedo.

A compra do local passou pela pela Câmara e teve anuência de todos os vereadores. Os recursos para a aquisição vão sair dos cofres municipais. Por ser uma área fora do município, a Prefeitura não pode realizar o processo de utilidade pública da área e assim pagar valores mais baixos.

A Prefeitura também já possui outorga para captar 40 m³/h do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) de água no local. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 2 de abril e irá contribuir para o abastecimento da ETA II, na região da Capela, que atende atualmente mais de 21 mil habitantes.

A represa de Itupeva já foi utilizada pelo município, de forma emergencial, nos cenários de estiagem em 2014 e, mais recentemente, em 2020 e 2021, o que evitou que a área da ETA II fizesse parte do rodízio de água do no ano passado.

Segundo o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina, a nova represa possui 152.500m³, capacidade equivalente a 92% da Represa I (165.500 m³), 52% da Represa II (291.800 m³) e quatro vezes maior que a Represa III (40.000m³).

“É uma grande conquista para Vinhedo. Teremos uma nova represa na cidade depois de 43 anos. Nesse período, nenhum investimento foi feito em uma nova fonte de produção de água para nossos moradores. Com muito orgulho viabilizamos uma solução. E não para por aí. Já estamos viabilizando a quinta represa, no outro lado da cidade, na Bacia do Bom Jardim. Também vamos construir novos reservatórios de água tratada e já foi aberta a licitação para modernizar o sistema de captação de água no Rio Capivari, que terá reservação ampliada”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

Propaganda do Google Artigo Baixo