Câmara disponibiliza documentos históricos no aniversário de Vinhedo

Capa do processo administrativo de emancipação político administrativo de Vinhedo
propaganda do Google Artigo Top

Para celebrar o aniversário da cidade, a Câmara de Vinhedo inaugurou nesta sexta-feira, 2, o projeto Memória Legislativa.

“Essa é a forma que encontramos, singelamente, para homenagear Vinhedo”, comenta Rodrigo Paixão (PDT), presidente da Câmara.

O projeto Memória Legislativa tem por objetivo resgatar, preservar e divulgar a memória do Poder Legislativo de Vinhedo. Iniciando o projeto, a Câmara apresenta imagens digitalizadas do documento de emancipação e dos primeiros dispositivos legais criados pelo município. Pela primeira vez na história da cidade, a população pode ter acesso, de forma rápida e simplificada, ao processo oficial de emancipação da cidade, com 222 páginas, e à ata de fundação do município e a instalação da primeira Câmara.

“Sabemos que o sistema do Legislativo possui inúmeros documentos à disposição da população – mas a ideia deste projeto é buscar e destacar arquivos, vídeos e fotografias de grande relevância e apresentá-los à comunidade inseridos no contexto da época em que foram produzidos, de forma que que as pessoas possam compreender melhor motivos e história da nossa gente”, explica o presidente Rodrigo Paixão.

A iniciativa foi instituída com a finalidade principal de preservar todo o acervo legislativo, desde os seus primeiros registros, objetivando resgatar e manter viva a tradição da história legislativa do município. A construção do projeto Memória Legislativa será realiza de forma gradativa, com prospecção de documentos e análise de contextos de forma contínua.

“Pessoas que possuírem arquivos históricos, vídeos ou fotografias e tiverem o desejo de compartilhar estes registros com a comunidade poderão ceder para a Câmara, que após criteriosa análise poderá digitalizar o conteúdo e disponibilizar também neste projeto Memória Legislativa”, completa o presidente.

O projeto Memória Legislativa pode ser consultado em no portal da Câmara na internet (Clique Aqui). O acesso aos documentos e considerações pode ser feito utilizando as ferramentas notícias e arquivos, na base da página.

Evento virtual

Na próxima quarta-feira, 7, será realizado um evento virtual com transmissão ao vivo pelo TV Câmara e redes sociais do Legislativo vinhedense. A iniciativa terá início às 18h e apresentará o tema “A importância da Câmara na história de Vinhedo”.

Propaganda do Google Artigo Baixo