Campanha de Combate à Tuberculose prossegue até esta quinta

propaganda do Google Artigo Top

Encerra nesta quinta, 28, a Campanha de Combate à Tuberculose, que visa intensificar a busca por pacientes com suspeita da doença. Pessoas que apresentam tosse há mais de 15 dias devem procurar uma das UBS para receberem orientação dos profissionais de saúde e realizarem a coleta gratuita do exame – baciloscopia de escarro (exame simples que consiste na coleta de amostra de escarro).

O exame é oferecido durante todo o ano pela Prefeitura, na Rede Municipal de Saúde, mas em decorrência do Dia Mundial de Luta contra Tuberculose, celebrado em 24 de março, será intensificado durante a campanha.

O tratamento contra tuberculose tem duração de 6 meses e é oferecido gratuitamente pela Rede Municipal de Saúde, com entrega de medicamentos.

De acordo com a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, a busca ativa de pacientes com suspeita de tuberculose deve ser rotineira na Rede de Saúde. “Quanto antes for descoberta, menor será a chance de transmissão e da gravidade da doença. A campanha é importante para informar a população sobre os sintomas e sensibilizar os profissionais de saúde para pensar em tuberculose ao examinar os pacientes que apresentam sintomas. Além disso, o paciente precisa entender a importância de realizar corretamente o tratamento”, explicou a secretária municipal de saúde.

Informações sobre a campanha podem ser obtidas na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Orientação da Secretaria de Saúde

A tuberculose é uma Doença infectocontagiosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK) que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns meses ou anos. Contudo, na maioria dos infectados, os sinais mais frequentes são: tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna (transpiração excessiva); falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração.

A transmissão é direta, de pessoa para pessoa. O doente expele ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo, contaminando-o. Pessoas portadoras de HIV/Aids, diabetes, insuficiência renal crônica (IRA), desnutridas, idosos doentes, usuários de álcool e outras drogas/tabagistas são mais propensos a contrair a tuberculose.

O tratamento deve ser feito diariamente por um período mínimo de seis meses e sem interrupção. Se os pacientes seguirem o tratamento corretamente, a tuberculose pode ser curada.

Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças de até 4 anos, obrigatoriamente as menores de 1 ano, com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar.

A doença é transmitida pelo uso de objetos compartilhados.

Para coleta do exame e orientações:

UPA – Unidade de Pronto Atendimento – 24 horas

Avenida Engenheiro Aurélio José Frediani, 45, Jardim Alves Nogueira

Telefone: 3886-4526

 

Policlínica da Capela – das 7h às 19h

Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, 90 – Capela

Telefone: 3876-1726

 

UBS Vila Planalto – das 7h às 19h

Rua Brasília, 273 – Vila Planalto

Telefone: 3876-1841

 

UBS Casa Verde – 7h às 19h

Rua Morubixaba s/nº – bairro Casa Verde

Telefone: 3886-2395

 

UBS Jardim Von Zuben – 7h às 19h

Rua Primeiro de Maio s/nº – Jardim Von Zuben

Telefone: 3886-8029

 

Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto – 7h às 19h

Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375 – Jardim São Matheus

Telefone: 3876-1972

 

Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM) – 7h às 19h

Rua Juliana Von Zuben Degêlo, s/nº, Capela (ao lado da Policlínica da Capela)

Telefone: 3886-2179

 

UBS Três Irmãos – 7h às 16h

Rua Agenor Gallo, s/nº – bairro Três Irmãos

Telefone: 3876-4714

 

UBS Vila João XXIII – 7h às 16h

Rua Arthur Biancalana, 120 – Vila João XXIII

Telefone: 3876-5285

Propaganda do Google Artigo Baixo