Campanha em Valinhos alerta para a hipertensão arterial

propaganda do Google Artigo Top

Para marcar o Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial, a Secretaria da Saúde de Valinhos promoverá um ciclo de palestras sobre práticas saudáveis de vida, para o controle da doença, tais como alimentação balanceada, realização de atividade física e controle emocional, além de orientações sobre sintomas e tratamentos. O evento, aberto a todos os interessados, será realizado no próximo 27, segunda-feira, das 14 às 16 horas, no Centro Municipal de Convivência do Idoso, na Rua Antonio Carlos, 474.


Com duração de aproximadamente 20 minutos cada, as palestras serão ministradas pela médica clínica geral, Arlete Daltro de Oliveira; a professora de Educação Física, Claudia Miriam Wifferr; as nutricionistas, Silvana Gatto Serra e Bruna Mara Okano São Pedro; e a psicóloga, Fabiana Pereira Botelho.


O secretário da Saúde, Luiz Carlos Fustinoni, destaca que o objetivo do evento é orientar os participantes sobre a hipertensão arterial sistêmica, uma doença crônica que, quando não tratada e controlada adequadamente, pode levar a complicações em outros órgãos e sistemas. “No Brasil 10 a 15% da população é hipertensa, porém a maioria desconhece o problema”, afirma.


Segundo Fustinoni, além de campanhas educativas, a rede municipal de saúde desenvolve em todas as Unidades Básicas de Saúde atendimento em grupo com profissionais de saúde para o controle da hipertensão arterial. Esse atendimento é agregado as consultas com os clínicos gerais das unidades. Nos grupos os pacientes têm a oportunidade de trocar experiências, receber informações sobre alimentação, controle do estresse e atividade física, que são fatores que influenciam diretamente no controle da pressão arterial, explica o secretário.


O que é


A pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo. Ela pode ser modificada pela variação do volume ou viscosidade (espessura) do sangue, da freqüência cardíaca (batimentos cardíacos por minuto) e da elasticidade dos vasos.


Propaganda do Google Artigo Baixo