Campinas tem opções de cultura para todos os gostos

propaganda do Google Artigo Top

Ritmos espanhóis animam a 2ª Noite da Paella no Barbacoa


Bailaoras se apresentam ao som de guitarra flamenca no dia 28 de julho



Sevillanas, Guajiras, Alegrias e Tanguillos são os ritmos escolhidos pelo grupo do Centro de Arte Flamenca de Campinas para as apresentações do dia 28 de julho, no restaurante Barbacoa Campinas. O grupo formado por Lu Garcia, Ana Paula Campoy, Ulla Reis e Gisele Fernandes realizará três performances ao longo da noite, acompanhadas pelo músico Breno Lopes, que executará as canções em sua guitarra flamenca. As manifestações artísticas fazem parte da programação da 2ª Noite da Paella, promovida pelo Barbacoa com o objetivo de difundir a cultura espanhola.


De acordo com a bailaora, professora, coreógrafa e proprietária do Centro de Arte Flamenca de Campinas Lu Garcia a música ao vivo retrata fielmente os bailes espanhóis, já que é possível fazer modificações na coreografia, como acelerar ou retardar o compasso. “Na Noite da Paella, nosso objetivo é mostrar o que há de mais tradicional da cultura espanhola, darei preferência pelo figurino tradicional, saias de babados, além do uso de abanicos (leque) e castanholas”, comenta. Lu Garcia estudou flamenco durante um ano em Madri (Espanha) e coordenou a programação de arte flamenca nas seis edições da Semana Espanhola de Campinas, promovidas pelo Vice-consulado Espanhol de Campinas e Região. Por sua atuação na divulgação da arte flamenca, recebeu em 1998 a Medalha Carlos Gomes.


Nas performances no Barbacoa, Lu Garcia e Ana Paula Campoy dançarão os ritmos mais elaborados como Guajiras, Alegrias e Tanguillos. Ana Paula iniciou seus estudos de flamenco em 1997. Na Espanha se dedicou às aulas de baile, cantes flamencos, castanholas e técnica de bata de cola (saia). Atualmente, dirige o Grupo Amador do Centro de Arte Flamenca de Campinas e é responsável pelas turmas de básico, intermediário, avançado, infantil e técnicas desta escola.


O ritmo mais popular do flamenco é a Sevillana, caracterizada por compassos ternários, com uma estrutura de compassos bastante rígida. O baile característico, usualmente é dançado em pares. As alunas Ulla Reis e Gisele Fernandes realizarão essa performance. O Flamenco é uma forma de expressão artística que reflete a cultura da Andaluzia, região sul da Espanha, que ao longo dos anos se difundiu transformando-se, na mais conhecida expressão da cultura espanhola.


A música, base para todas as coreografias, será executada pelo professor de guitarra flamenca, Breno Lopes, formado em música popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e que completou seus estudos na Espanha com Enrique Vargas e Rafael Riqueni, Manolo Sanlucar, Manolo Franco, José Antonio Rodriguez e Paco Serrano.


Noite da Paella


A Noite da Paella foi criada com o objetivo de apresentar ao público, uma vez por mês, um aspecto diferente da cultura espanhola. Segundo a gerente do restaurante Shirlei de Paula o fio condutor dos eventos será sempre a Paella Valenciana, iguaria saborosa à base de arroz e frutos do mar. “Na primeira edição, realizada em junho, o tema abordado foram os azeites espanhóis; agora daremos enfoque à cultura flamenca por meio da dança e da música”, explica.


O prato é chamado paella devido à paellera ou paella valenciana, uma espécie de frigideira rasa e grande, de ferro ou aço e com duas alças utilizada para o preparo de vários pratos da culinária valenciana. A paella surgiu nos séculos XV e XVI, na região de Valência, na Espanha. Em sua versão inicial eram adicionados ao arroz ingredientes típicos do campo, tais como carne de caça, vagem e ervilhas. Com o passar do tempo a receita ganhou outros ingredientes como o açafrão – especiaria retirada de uma flor, que dá ao arroz o colorido amarelado, sua principal característica – e os frutos do mar. Tudo regado a muito azeite extravirgem.


A 2ª Noite da Paella será realizada das 19h30 às 23h horas. Os convites custam R$ 90,00, incluindo o prato principal, o buffet de frios e saladas e uma taça de vinho Malbec Hedoné, tinto argentino da região de Mendonza. Para completar o evento, será sorteada uma semijoia.


Serviço:
2ª Noite da Paella do Barbacoa Campinas
Dia: 28 de julho
Horário: 19h30 às 23h
Convite: R$ 90,00 incluso: paella, uma taça de vinho tinto e show de flamenco
Endereço: Avenida Guilherme Campos, 500 – Jd. Santa Genebra, Campinas, SP
Pq. D. Pedro Shopping – Entrada das Águas
Tel.: (19) 3209-1641
Site: www.barbacoa.com.br




Mackenzie Campinas recebe Osesp Itinerante 2009



Nos dias 23 e 24 de julho, a Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campus Campinas, com o apoio da Faculdade de Direito, receberá a segunda edição da Osesp Itinerante, com oficinas de música e concertos de câmara, gratuitas e aberta ao público interessado. Para participar, basta fazer a inscrição pelo o site: www.osesp.art.br. Segundo o coordenador do curso de Direito, Wilson Gianulo, ceder espaço para um evento cultural desse porte é de suma importância para a instituição, “ainda mais quando se trata de um projeto de altíssimo nível e que traz um benefício enorme à população”.


A turnê Osesp Itinerante é realizada pela Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, com a correalização do Sesc-SP, cuja meta principal é democratizar o acesso à música clássica, além de promover a aproximação de jovens músicos com o cotidiano da profissão. Na região, outras atividades também serão organizadas na Igreja Nossa Senhora da Conceição, na Praça Arautos da Paz e também no auditório do Sesc.


Serviço
Osesp Itinerante no Mackenzie Campinas


Programação no Mackenzie:
. QUINTA-FEIRA
10h às 12h – Oficina de Metais
Sala 3
18h30 – Concerto Quinteto de Metais
Auditório do Seminário Presbiteriano do Sul


. SEXTA-FEIRA
14h às 16h – Oficina de Cordas
Sala 3
19h – Concerto Quinteto de Cordas
Auditório do Seminário Presbiteriano do Sul


Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campus Campinas
Avenida Brasil, 1.200 – Guanabara


Inscrições: www.osesp.art.br


Mais informações ao público na unidade do Sesc-SP, em Campinas: (19) 3737-1500

Propaganda do Google Artigo Baixo