Confira os benefícios do macarrão

propaganda do Google Artigo Top

O macarrão é um dos ingredientes mais versáteis existentes na culinária. Seus inúmeros cortes permitem combinações com diversos molhos, carnes e vegetais. Por ser tão popular na mesa do brasileiro a massa também está envolta em diversos mitos. A Basilar, com a ajuda de Priscila Rosa, nutricionista da Equilibrium Consultoria consultora da Basilar, esclarece o que realmente é verdade.

Com certeza o mito mais difundido de todos é que o macarrão engorda, por ser rico em carboidrato. Segundo a nutricionista na verdade não é a massa que engorda e sim a quantidade consumida e principalmente os acompanhamentos e molhos.

De acordo com ela, quando este tipo de alimento é consumido nas quantidades adequadas para cada tipo de metabolismo e com molhos magros, como o ao sugo, de ervas ou com vegetais, o resultado é mais energia para o dia a dia. Ela lembra ainda que a recomendação diária de consumo de carboidratos indicada pelo Guia Alimentar para População Brasileira (divulgado pelo Ministério da Saúde) é de 5 a 6 porções.

O fato do macarrão não engordar já é uma boa notícia, melhor ainda é saber que as massas podem ajudar a emagrecer. “O macarrão faz com que o metabolismo fique mais ativo e com isso queime mais gorduras”, explica a nutricionista.

Para as mulheres que sofrem com a tão temida TPM mais uma notícia boa: o macarrão pode ajudar a liberar serotonina, substância química que age no cérebro gerando a sensação de bem-estar e tranquilizando os ânimos.

“O macarrão pode ser incluído em uma dieta balanceada. Além de molhos leves, a dica para não elevar o valor calórico e a quantidade de gorduras é escolher acompanhamentos nutritivos como um filé grelhado (frango, peixe e carne bovina magra) ou uma boa salada de folhas e vegetais”, finaliza Priscila.

Para comemorar o dia mundial do macarrão, nesta quinta-feira, 25, confira duas receitas:

Espaguete ao Azeite com Salmão e Abobrinha

Ingredientes:

1 embalagem de Espaguete de Sêmola

5 colheres (sopa) de azeite extra virgem

2 cebolas médias, picadas

2 abobrinhas médias, em cubinhos

5 tomates maduros, sem sementes e sem pele, picados

500g de filé de salmão

2 dentes de alho, picados

sal e alecrim a gosto

Modo de Preparo:

Comece preparando o salmão. Numa assadeira média, acomode os filés de salmão e tempere com alho, sal e alecrim. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio (180º) pré-aquecido por 25 minutos. Retire do forno, corte os filés de salmão em lascas e reserve.

Numa panela média, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte as abobrinhas, os tomates e deixe refogar por mais 10 minutos ou até que a abobrinha fica macia, se necessário acrescente ½ xícara (chá) de água. Acerte o sal e reserve.

Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o refogado de abobrinha com tomate e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Espalhe por cima as lascas de salmão e sirva a seguir.

Variação: O salmão pode ser substituído por atum ou sardinha, no caso destes ingredientes, basta acrescentá-los no refogado de abobrinha com tomate e substituir o alecrim por salsinha.

Toque do Chef: A combinação de ingredientes desta receita é bastante nutritiva e indicada para idosos.

 

Gravata ao Pesto de Tomate Seco com Rúcula

Ingredientes:

– 1 embalagem de Gravata Semolada

– 1 xícara (chá) de azeite de oliva

– 200g de tomate seco, picados

– 2 dentes de alho, picados

– 50g de nozes, picadas

– queijo parmesão, ralado

– 1 maço de rúcula

– sal

Modo de Preparo:

Comece preparando o pesto de tomate seco. Leve ao liquidificador, o azeite, o tomate seco, o alho, as nozes e bata até envolver bem todos os ingredientes. Acerte o sal e reserve.

Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o pesto de tomate seco e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Polvilhe o queijo parmesão, acomode por cima as folhas de rúcula e sirva a seguir.

Propaganda do Google Artigo Baixo