Teste gratuito para Aids acontece no sábado

propaganda do Google Artigo Top

Neste sábado, 1º de dezembro, no Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a Secretaria de Saúde de Vinhedo promove exame gratuito de sangue para incentivar o teste anti-HIV. A ação faz parte da campanha “Fique Sabendo”, promovida desde 22 de novembro, e acontece na Praça Sant’ Anna. O exame poderá ser feito das 8h às 14h.

No local, será oferecido o teste rápido para HIV, que permite obter resultados, segundo Secretaria do Estado de São Paulo, em aproximadamente 40 minutos. Para isso, é necessária a apresentação de documento com foto. As informações sobre o paciente são mantidas em sigilo.

Além do exame, serão distribuídos material informativo e preservativos.

O objetivo do Fique Sabendo, que encerra no sábado, é diagnosticar precocemente casos de HIV. “Identificar a doença no início é muito importante para que as pessoas realizem tratamento correto e eficaz”, explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.

Durante esta semana, a coleta do exame ainda poderá ser feita em todas as unidades de saúde. Na UBS do bairro Casa Verde, onde funciona o CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento – é ofertado o teste rápido para HIV. Nas demais unidades de saúde o exame de sangue é convencional.

As pessoas com resultado do teste positivo serão encaminhadas ao programa DST/Aids da Prefeitura, para iniciarem acompanhamento com profissionais da Rede Municipal de Saúde, como médico infectologista e psicólogo.

Informações pelos telefones 3886-2395 e 3876-6777.

Propaganda do Google Artigo Baixo