Defesa Civil faz desinfecção de departamentos municipais

propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Vinhedo está realizando a desinfecção de departamentos e órgãos públicos para combater o coronavírus. O trabalho, coordenado pela Secretaria de Saúde e executado pela Defesa Civil, é acompanhado pelo prefeito Dario Pacheco. Nesta quarta-feira, 12, a ação foi realizada na Secretaria de Esportes e Lazer e na Unidade Básica de Saúde Dr. José Osmar Meirelles dos Santos. Até o dia 26, segundo a Defesa Civil, serão desinfetadas todas as unidades de saúde e escolas municipais, para receber os alunos na volta às aulas, prevista para o dia 31.

Os trabalhos tiveram início na semana passada e já foram realizados na Central SIM Capela, Central SIM Centro, Secretaria de Finanças e Economia, Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Policlínica Capela, Escola Municipal Claudio Gomes e Secretaria da Educação.

A higienização é feita de duas maneiras. Em materiais táteis, que são manipulados ou tocados, é aplicado vapor a 100 graus centígrados. Em materiais de plástico, de metal e pisos é aplicada uma solução com cloro dissolvido em água para eliminar o vírus quimicamente. Devido ao uso do cloro, a Defesa Civil recomenda que o ambiente permaneça vazio por pelo menos duas horas depois de realizada a desinfecção, para evitar irritação das vias aéreas e mal-estar dos trabalhadores.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Mauricio Barone, as secretarias de Saúde e Educação elaboraram um calendário para a desinfecção das unidades municipais. “Todas as escolas serão higienizadas até a volta às aulas”, afirmou. De acordo com ele, os técnicos da Defesa Civil levam de 30 minutos a quatro horas para higienizar os espaços, conforme o tamanho.

“A higienização potencialmente elimina o vírus no momento de sua execução. Recomenda-se refazer preventivamente de tempos em tempos ou se houver a confirmação de novo caso de contaminação naquele espaço”, disse Barone.

Prevenção

A Secretaria de Saúde de Vinhedo orienta os moradores para que mantenham as medidas de prevenção contra o coronavírus, com uso de máscara, higienização constante das mãos com sabão ou álcool em gel, distanciamento físico e isolamento social. A Secretaria mantém a vacinação contra a covid-19 sem necessidade de agendamento, inclusive aos sábados.

A vacinação acontece no Polo de Vacinação da Terceira Idade (Rua Antônio Matheus Sobrinho, 125 – São Matheus), de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h e aos sábados das 7h30 às 14h, realizada conforme a disponibilidade de vacinas enviadas pelo governo estadual.

Propaganda do Google Artigo Baixo