Secretaria faz diagnóstico de árvores em situação de risco

propaganda do Google Artigo Top

A Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vinhedo iniciou nesta quinta-feira (25) um amplo diagnóstico fitossanitário das árvores de Vinhedo em áreas públicas que apresentam risco de queda. A ação começou pelos exemplares da Praça Sant’Anna, no Centro, devido ao porte e à idade deles, com tomografia, técnica desenvolvida para avaliar o interior dos troncos e realizar o diagnóstico, evitando eventuais riscos de queda ou de retirada antecipada das árvores.

Segundo o levantamento na Praça Sant’Anna, dois exemplares de árvores estão condenados e deverão ser brevemente removidos para evitar riscos aos moradores. Outras duas árvores sofrerão podas de equilíbrio e manutenção. A Diretoria de Meio Ambiente informou que, no caso de remoção, outra árvore será plantada no mesmo local, de espécie adequada.

Segundo a diretora de Meio Ambiente, Lívia Barreto, através da tomografia de árvores é possível identificar o tamanho e a posição de possíveis lesões, a localização das áreas mais fracas de forma precisa e rápida, sem nenhum dano a elas. “Os resultados são de fácil compreensão e a operação do equipamento é simples e prático precisando basicamente de um notebook”, explicou.

A diretora comentou que o diagnóstico será feito em 675 árvores em 19 diferentes locais da cidade. Entre esses locais estão o Portal de Vinhedo, a Represa 1 e 2, a Praça Aquário, o Parque Municipal Jayme Ferragut, a Praça Papa Pio X, ruas e avenidas da cidade. São árvores pertencentes à arborização urbana que, por suas características, como idade avançada e sinais à mostra, apresentam risco de queda.

O uso da tecnologia de inspeção serve de apoio para a tomada de decisão sobre manutenção da árvore, manejo mais apropriado para garantir boas condições de desenvolvimento de cada indivíduo arbóreo e, no caso de necessidade, se houver risco aos moradores, retirada do exemplar condenado.

“Um aspecto importante é o facilitar a compreensão dos motivos que levaram o técnico a indicar determinada ação, uma vez que todos os dados são sempre demonstrados numericamente, graficamente ou através de imagens, utilizando técnicas minimamente invasivas e reconhecidas nacionalmente e internacionalmente”, disse a diretora.

A tomografia de árvores é uma técnica que utiliza sensores de ondas mecânicas que atravessam a madeira. O diagnóstico é feito a partir do cálculo da velocidade dessas ondas com a ajuda de um software. A representação da distribuição da velocidade da onda ao longo da seção transversal do tronco dá origem à imagem tomográfica.

Propaganda do Google Artigo Baixo