Estalar os dedos pode ser prejudicial aos ligamentos

propaganda do Google Artigo Top

Muitas pessoas desenvolvem o costume de estalar os dedos, pescoço, joelhos e outras partes do corpo com frequência. Por ansiedade ou até mesmo uma mania, a sensação de alívio que proporciona estimula a repetição dos estalos. Conforme os quiropraxistas, os estalos não prejudicam a saúde, mas podem causar lesões a ligamentos.

Para o quiropraxista José Gilberto de Barros, não existe estudo que comprove que esse ato possa levar à uma artrose ou outros problemas de desgaste. “O estalo é apenas o som de um ar desprendido da articulação quando esta é submetida a um estresse”, explica. Segundo ele, a sensação de alívio ocorre por conta dos receptores próximos às articulações que, quando estirados, geram uma resposta ao sistema nervoso central de relaxamento imediato.

Mas, o especialista alerta que em casos de estalos muito vigorosos é possível lesionar um ligamento ou uma articulação e esclarece que “isso pode ser um sinal do corpo pedindo um ajuste”, prática da quiropraxia de alinhamento vertebral.

Propaganda do Google Artigo Baixo