Estrada da Boiada tem nova iluminação com lâmpadas de led

propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Vinhedo concluiu a instalação de lâmpadas em led por toda a extensão da Estrada da Boiada, até a divisa com Valinhos. Nesse trecho, as luminárias vão operar com telegestão. Foram instaladas 100 novas lâmpadas.

O programa municipal de instalação de lâmpadas led, mais eficientes e econômicas, continua avançando para diferentes pontos da cidade. Na segunda etapa dos trabalhos no portal, a substituição das lâmpadas será feita na Avenida Aparecida Tellau Serafim, até a Anhanguera.

“Estamos avançando com o programa para modernizar todo o nosso parque de iluminação pública, com lâmpadas mais econômicas, mais eficientes e melhores para todos. Iluminação pública é segurança. Estamos construindo hoje a Vinhedo do futuro, com compromisso e seriedade”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Na segunda etapa, serão substituídas as luminárias do trecho até a Rodovia Anhanguera, com aproximadamente outras 100 luminárias.  O programa também vai ser levado para o bairro Capela. A Prefeitura está fazendo o levantamento do parque de iluminação da Capela, incluindo a Estrada da Capela, para que as atuais lâmpadas sejam trocadas por led.

Modernização

O programa continua em expansão, inclusive com a criação de um corredor de vias públicas iluminadas por led. O corredor integra a Estrada da Boiada, Avenida Indústrias, entorno da Praça Aurora Sudário, Estrada da Capela, Trevo de Vinhedo, Avenida Aparecida Tellau Seraphim, Avenida dos Imigrantes, Avenida Benedito Storani, Avenida Independência, Rodovia Edenor João Tasca, Rua do Observatório e Portal de Vinhedo.

Telegestão

A telegestão, que será utilizada na Estrada da Boiada, funciona com um sistema remoto de software e hardware, através de um dispositivo instalado nas luminárias. Com esse sistema, é possível controlar remotamente as lâmpadas, realizar medições que são interpretadas pelo software e armazenadas dentro do próprio dispositivo. Essas medições podem ser de tensão, corrente, potência da lâmpada, eficiência energética e outras.

Todos os dispositivos estão conectados entre si, através de uma rede chamada mesh, uma “malha” de pontos onde existe a telegestão. A telegestão garante que o operador saiba a exata localização de cada ponto de luz e receba quase instantaneamente informações de desempenho e de falhas, como lâmpadas queimadas. Essa agilidade facilita a manutenção da rede.

Dimerização

Com a telegestão, o operador também pode controlar a dimerização, a intensidade de cada luminária de LED, reduzindo o uso de eletricidade em locais de baixa circulação. Como exemplo, ele pode determinar que das 18h às 2h a lâmpada ilumine com 100% da capacidade, das 2h às 4h, com 70% da capacidade, e das 4h às 6h, com 50%. A dimerização, na média de 30% de diminuição da intensidade, pode acarretar economia de até 79% no consumo de energia.

Além da capacidade de diminuir os custos da operação e economizar energia, de maneira sustentável, o sistema da telegestão pode executar varreduras periódicas para fornecer dados para análises mais amplas do funcionamento da rede. As informações individualizadas dos pontos de consumo também permitem maior controle sobre os gastos com energia.

Propaganda do Google Artigo Baixo