Livro ensina sobre emoções e sentimentos

propaganda do Google Artigo Top

Mesmo num mundo marcado pelas grandes revoluções tecnológicas e pela modernidade, a maior dificuldade do homem ainda é o seu relacionamento com suas emoções e sentimentos, que ora são suaves e harmoniosos e ora são avassaladores e desestabilizantes. Como entender o mundo da afetividade? Como encontrar o ponto de equilíbrio para que possamos viver em harmonia conosco e com as outras pessoas? As respostas estão no livro Alfabetização Afetiva, da escritora Lousanne Arnoldi de Lucca, sugestão da Editora Vida & Consciência para o Dia dos Namorados.


Publicadora dos romances espíritas de Zibia Gasparetto, fenômeno em vendas em seu segmento, a editora Vida e Consciência aposta nas orientações de Lousanne de Lucca, conselheira Metafísica com pós-graduação em Psicopedagogia.


“Escrevi este livro na intenção de facilitar uma reflexão daqueles que estão no processo da autodescoberta. Conhecendo mais a dinâmica de nossas emoções vivemos melhor, pois adquirimos um código capaz de atenuar, aos poucos, o nosso analfabetismo emocional. Para um mergulho interior são necessárias algumas ferramentas que facilitem o processo. Esse livro pode ser uma das ferramentas para se chegar a esse fim”, diz a autora.


Alfabetização Afetiva aborda temas como o certo e errado, defesas e resistências, vitimismo, medo, amor, amor próprio, liberdade, sexualidade, culpa, preocupações, raiva, orgulho, solidão, tristeza, depressão, êxito, fracasso, alegria, humor, prazer, felicidade e paz que fazem parte dos relacionamentos. Por meio desses temas, a autora propõe questionamentos que ajudam o leitor a se autodescobrir e a detectar possibilidades de mudanças para uma vida melhor.


“Vivemos numa época em que os conceitos, os valores e as crenças mudam tão rapidamente que perdemos o pé das situações com muita facilidade. Já não sabemos mais o que é certo e o que é errado, como devemos agir. Na maioria das vezes entramos em conflito com nós mesmos, pois conseguimos enxergar que algumas coisas estão certas, mas não se encaixam na gente, enquanto o que para nós é um erro está sendo cometido por muitos”, lembra Lousanne.


De acordo com a escritora, temos que aprender a lidar com nossos conflitos e conceitos de forma afetuosa, pois a força da imposição não conserta nem educa, só produz medo e revolta. “Não há contra o que guerrear. Há apenas o que conhecer, o que experimentar, o que compreender. O mundo não está errado, mas a nossa maneira de interpretá-lo pode estar inadequada. A paz chega com a compreensão, com a aceitação da vida”, ensina.


Sobre o livro
Alfabetização Afetiva traz uma abordagem metafísica das nossas emoções e sentimentos para que possamos identificar possibilidades de mudanças e para deixar fluir a vida, trabalhando com o melhor de cada um, fazendo com que o processo de desenvolvimento seja fácil e tranqüilo. “Minha intenção é aproximar a psicologia da espiritualidade, incentivando as pessoas a se olharem e a se autoconhecerem para estarem mais próximas de Deus”, ressalta Lousanne.


O intuito do livro é ajudar o leitor a encontrar um ponto de equilíbrio, a compreender o mundo da afetividade e viver em harmonia consigo e com o mundo. A obra induz o leitor a fazer vários questionamentos para que realizem um mergulho interior. Assim, cada um poderá descobrir a sua própria verdade.


De acordo com a autora, conhecendo mais a dinâmica das emoções, vive-se melhor e adquire-se um código capaz de atenuar aos poucos o “analfabetismo emocional”. “Cabe a cada um, como espíritos livres, a responsabilidade pelo próprio destino”, define a autora.


O livro procura fazer com que as pessoas tornem-se um ser humano melhor e mais feliz, enxergando o mundo apenas como um reflexo do seu comportamento. Não espere por um milagre, faça! “A vida sem significado não faz sentido”, sugere a Lousanne.


Sobre a autora


Nascida em São Paulo, no bairro do Ipiranga, no dia 11 de outubro de 1951, Lousanne Arnoldi de Lucca é professora aposentada da Prefeitura Municipal de São Paulo e conselheira Metafísica. Sua formação acadêmica inclui as faculdades de Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo e de Pedagogia pelas Faculdades Associadas do Ipiranga. É pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São Marcos.


Em 2005, no Instituto Sedes Sapientiae, frequentou os cursos de expansão Cultural nas áreas de Recursos Terapêuticos e Trabalho Grupal na Abordagem Junguiana. Entre 1973 e 2006, atuou como orientadora e professora em cursos sobre autogerenciamento, bioenergética, sexualidade humana, crescimento espiritual, metafísica e autoconhecimento.


Por mais de 20 anos ministrou aulas sobre afetividade e sexualidade no Centro de Estudos Os Caminheiros, como voluntária. Foi coordenadora do Meta Center, onde também atuou como conselheira. Paralelamente, entre 2000 e 2004, comandou o programa semanal Mais Perto de Você, na Rádio Mundial. Atualmente ministra aulas de Psicologia e Bioenergética no Espaço Vida e Consciência, em São Paulo. Também publicou alguns ensaios na área da educação, sob coordenação de professores de pedagogia.


Livros publicados:
Atuação Psicopedagógica – Uma Abordagem Preventiva – in atribuições do coordenador pedagógico – De Circe Ferreira Lamonico – Editora Edicon (1986)
Alfabetização Afetiva – Editora Vida & Consciência (1998)

Serviço:
Livro Alfabetização Afetiva
Autora: Lousanne Arnoldi de Lucca
191 páginas
Preço sugerido: 26,00
Editora Vida & Consciência

Propaganda do Google Artigo Baixo