Natureza, aventura e história: Circuito das Águas Paulista é destino para o verão

propaganda do Google Artigo Top

Queira você um pouco de calma, mais contato com a natureza ou a emoção dos esportes radicais, o Circuito das Águas Paulista tem o que você procura. As nove cidades que compõem o circuito estão a uma distância média de 140 km da cidade de São Paulo, o que permite viagens curtas de final de semana ou férias prolongadas, por exemplo. Confira os destaques:

Pedreira

Foto divulgação CICAP

A cidade de Pedreira é uma das mais próximas de São Paulo e de Campinas. O local, de acordo com o Consórcio Intermunicipal do Circuito das Águas, começou a crescer com a fundação de uma fábrica de louças em 1916. Foi o começo de uma indústria que daria à cidade o apelido de “Flor da Porcelana”. Se você gosta de artesanato, Pedreira é um excelente começo para explorar o interior de São Paulo.

Jaguariúna

Foto divulgação CICAP

Cidade famosa pelos seus haras, a “Capital dos Cavalos” sedia o Jaguariúna Rodeo Festival há mais de duas décadas. Outro atrativo do município é a linha de ferro que o conecta a Campinas, onde acontecem os passeios turísticos de trem. Antes do embarque, um monitor da companhia que administra o trem explica o funcionamento da locomotiva a vapor, que é dos anos 1950, mostra a lenha queimando e conta curiosidades sobre o transporte. As viagens completas de 40 minutos entre Jaguariúna e Campinas podem ser feitas aos sábados e domingos.

Holambra

Foto divulgação CICAP

Um pouco mais ao norte fica Holambra, uma cidade colonizada por holandeses que fugiam da Segunda Guerra Mundial. Famosa por suas flores, que pontilham diversos campos coloridos, a cidade também tem um ar bastante holandês, graças à arquitetura de seus pontos turísticos e à gastronomia típica. O Parque Van Gogh exibe réplicas dos quadros mais famosos do renomado pós-impressionista holandês. A cidade ganhou recentemente novos hotéis e possui excelentes opções de restaurantes.

Serra Negra

Foto divulgação CICAP

Assim como outros pontos turísticos da região, Serra Negra só começaria a ser ocupada ao longo do século XIX. Boa parte da economia da cidade cresceu em volta da produção de artigos têxteis, de couro e de artesanato. Dessa forma, turistas a procura de produtos em couro ou de malharias voltam suas atenções para a cidade anualmente. Outro atrativo muito procurado é a Disneylândia dos Robôs. Fundada em 1988, expõe 40 atrações montadas com sucata para representar diversos países do mundo.

Lindóia

Foto divulgação CICAP

Quase atravessando a divisa de São Paulo com Minas Gerais, Lindóia é famosa pelo seu papel na produção de água mineral. A cidade é responsável por cerca de 40% da água engarrafada no Brasil, o que rendeu a ela o título de capital nacional da água mineral. Tanto que um de seus principais pontos turísticos é a garrafa gigante que decora o centro da cidade.

Águas de Lindóia

Foto divulgação CICAP

A alguns quilômetros ao norte da cidade anterior, Águas de Lindóia é um destino turístico cheio de coisas para fazer. Ela também é conhecida por suas águas, mas devido a outro uso: o termalismo, ou seja, o seu uso terapêutico. A cidade cresceu tanto com essa atividade que, no século XX, chegou a englobar a sua vizinha de mesmo nome, decisão que, segundo o Consórcio do Circuito das Águas, foi revertida depois da década de 1960.

Socorro

Foto divulgação CICAP

Quem prefere aventura à calmaria provavelmente se sentirá em casa quando visitar Socorro. Além de seus pontos turísticos históricos e seu papel no comércio de malhas – há mais de 400 malharias lá –, a cidade tem investido pesado no ecoturismo e nas atividades mais radicais. Socorro é o local ideal para quem curte esportes radicais, já que é cheia de grutas, cachoeiras, matas, picos e rios. Atrações como rafting, rapel e tirolesa não faltam para os aventureiros de plantão.

Monte Alegre do Sul

Foto divulgação CICAP

Repleta de fontes (são 10 só no centro da cidade), Monte Alegre do Sul é um dos municípios mais jovens do Circuito das Águas Paulista. A cidade promete cativar os turistas com seu centro histórico e seu Balneário Municipal, considerado um dos melhores da região. O Trem da Mogiana também é um dos pontos turísticos mais atraentes da cidade. Trata-se de uma maria fumaça em exposição no Centro Cultural José Peschiera, que funciona no lugar da antiga estação de trem da cidade. O Santuário do Senhor Bom Jesus é outro ponto de destaque, já que foi em torno dele que a cidade cresceu e se consolidou como um polo turístico no interior de São Paulo.

Amparo

Foto divulgação CICAP

Assim como várias outras cidades da lista, Amparo utilizou-se das propriedades medicinais da água para conseguir crescer e atrair turistas de todos os cantos. A cidade reúne também belos parques, requintados hotéis e ótimos restaurantes.

Para saber mais sobre o Circuito das Águas Paulista (CICAP), acesse: www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br

Propaganda do Google Artigo Baixo