?ndices de criminalidade despencam no primeiro semestre

propaganda do Google Artigo Top

Vinhedo fechou o primeiro semestre de 2019 com uma enorme redução no número de ocorrências policiais registradas no mesmo período do ano anterior. Isso é o que demonstra as estatísticas de criminalidade divulgadas na semana anterior pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).

Entre as principais reduções está a quantidade de roubos registrada neste ano. Em comparação com o primeiro semestre de 2018, o número de janeiro até junho de 2019 é 50,6% menor. Ou seja, no mesmo período de tempo, foram menos da metade das ocorrências.

Em 2018, foram contabilizados 77 em Vinhedo, enquanto que neste ano foram somente 38. Consequentemente, outras categorias de roubos, somadas de forma separada pela SSP-SP, também apresentaram redução.

Os roubos em geral reduziram 50%, caindo de 74 no primeiro semestre de 2018 para 37 neste ano. A mesma natureza de delito envolvendo veículos caiu ainda mais, 65%, indo de 20 no ano passado para apenas sete neste. Já os roubos de carga diminuíram 75%, com três ocorrências a menos, sendo apenas uma no ano atual.

Outro indicador importante, a quantidade de furtos também teve queda. Nos crimes em geral, a redução foi de 35,2%, passando de 358 ocorrência no primeiro semestre de 2018 para 232 nos primeiros seis meses deste ano.

As ocorrências de furto envolvendo veículos também tiveram queda, porém menos. A redução foi de 9,7% comparando os dois anos. Em 2018 foram 31 casos apresentados na Delegacia de Vinhedo enquanto que neste ano foram 28.

Também teve queda a quantidade total de estupros. Esse tipo de ocorrência diminuiu 12,5% no primeiro semestre deste ano, quando foram registradas sete ocorrências. Porém, o estupro de vulnerável (contra menor de idade) foi um dos únicos índices que aumentou em 2019, com seis casos, sendo um a mais do que no primeiro semestre de 2018.

Além desses números, outro tipo de ocorrência que reduziu consideravelmente neste ano em comparação com 2018 foi a lesão corporal culposa por acidente de trânsito. Foram registrados 54,9% menos casos em 2019, com 51 ocorrências, em comparação com as 113 do ano anterior.

Reduziram também os índices de homicídio culposo por acidente de trânsito (50%), tentativa de homicídio (33,3%) e lesão corporal dolosa (22,3%). Lesão corporal culposa, sem nenhum caso no primeiro semestre de 2018, também teve aumento neste ano, com seis ocorrências.

Os índices de homicídio doloso, homicídio doloso por acidente de trânsito, homicídio culposo, lesão corporal seguida de morte, latrocínio e roubo a banco não apresentaram nenhuma ocorrência em nenhum dos dois anos.

Propaganda do Google Artigo Baixo