Peugeot lança no Brasil o novo hatch 208

A série 200 representa um “número sagrado” para a Peugeot. Afinal, ela reúne modelos revolucionários para a marca, como os 205 e 206, que fizeram sucesso ao longo dos anos nos mercados por onde passaram. Com eles, a Peugeot escreveu importantes capítulos da história do automóvel e conquistou fãs pelo mundo: foram mais de 20 milhões de unidades vendidas.

Assim, a chegada do novo Peugeot 208 não só simboliza mais um grande marco dentro da série 200, como também coroa a bem-sucedida trajetória de 210 anos da Peugeot.

Ao lançar o novo 208 no país, pouco tempo após a chegada do modelo no mercado europeu e seguindo as mesmas bases e diretrizes de produto, a marca oferece ao consumidor brasileiro a expressão máxima de design, tecnologia e experiência de condução.

O Peugeot 208 tem no estilo um de seus pontos mais fortes, que o diferenciam frente à concorrência, com um design que inaugura a nova identidade mundial da marca no Brasil. Sua carroceria encorpada e de proporções homogêneas é mais longa, mais larga e mais baixa que a do antecessor, apresentando as seguintes dimensões: 4.055 mm de comprimento, 1.738 mm de largura, 1.453 mm de altura e entre-eixos de 2.538 mm.

Suas linhas puras formam uma silhueta arrojada, que evoca a esportividade, com um sutil equilíbrio entre robustez e suavidade. Seguindo uma das principais características da Marca, a dianteira do modelo é imediatamente identificável. Ela associa de maneira habilidosa elementos da nova assinatura visual Peugeot na parte inferior e um “olhar felino”, que remete diretamente ao “dente de sabre”, ressaltado pela iluminação com faróis full LED.

O desenho do para-choque dianteiro é composto por uma linha única e uma ampla grade perfeitamente integrada, que passa a ostentar o logotipo ao centro. Já o nome do modelo está posicionado na extremidade frontal do capô.

A traseira é caracterizada por um acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas, unindo as lanternas – também dotadas de elementos luminosos na forma de três “garras”, em harmonia com o estilo frontal.

O novo painel de instrumentos dispõe de tecnologia holográfica em 3D, para que algumas informações sobre a condução do veículo sejam projetadas em destaque, mais à frente do visor principal. As indicações são dinâmicas e animadas, aproximando-se dos olhos, dependendo do grau de importância ou urgência, contribuindo para uma melhor reatividade e melhorando a condução em todos os sentidos – além de maior eficiência, proporciona uma leitura mais confortável aos olhos.

Há ainda a possibilidade de criar e salvar dois modos de visualização, o que permite a personalização do painel àqueles que fazem uso compartilhado do carro. Conta-giros, mídia em reprodução ou detector de fadiga: quem escolhe a informação exibida com maior destaque é o motorista.

O painel, batizado como Peugeot i-Cockpit 3D é o primeiro do mundo em três dimensões, complementada pelo volante de dimensões reduzidas e base achatada, painel de instrumentos elevado, central multimídia touchscreen de 7 polegadas com Google Android Auto e Apple CarPlay, e a série de teclas de “alternância”, que permitem acesso direto às principais funções do veículo.

Plataforma CMP

O novo 208, fabricado no Centro de Produção de Palomar, na Argentina, marca a estreia da produção de hatches na plataforma CMP (Common Modular Platform), uma das mais modernas do Groupe PSA.

Trata-se de uma plataforma dotada de características que a tornam bastante completa e versátil:

Global, porque é produzida em quatro continentes e oito fábricas do Groupe PSA (França, Espanha, Eslováquia, China, Argélia, Marrocos, Argentina e Brasil);

Modular, porque adapta suas dimensões para atender às necessidades de diferentes mercados, clientes e modelos em todo o mundo;

Multienergia, pois pode ser otimizada para versões térmicas e elétricas na mesma linha de produção.

O uso da plataforma CMP faz com que o novo Peugeot ofereça aos consumidores brasileiros o que há de mais avançado em termos de tecnologia automotiva, que se reflete em benefícios como robustez, confiabilidade, melhor conforto acústico e térmico, nível de vibração reduzido e melhores índices de consumo (em função de menores peso e resistência aerodinâmica).

É ela também a responsável pela introdução de inovações tecnológicas de assistência à direção, segurança e comodidade do Peugeot Driver Assist, que reúne os seguintes sistemas:

Alerta de colisão: alerta o condutor em caso de risco de colisão com o veículo à frente, ou com um pedestre atravessando a rua. Dependendo do risco detectado e do nível de alerta configurado pelo condutor, diferentes tipos de avisos podem ser acionados e exibidos no painel de instrumentos:

Nível 1: alerta visual apenas, indicando que o veículo à frente está muito próximo. Uma mensagem recomenda, então, atenção enquanto a área ao redor do veículo é exibida;

Nível 2: alerta visual e sonoro indicando uma colisão iminente. Uma mensagem avisando para frear é exibida.

Frenagem de Emergência: o sistema automático de frenagem de emergência entra em ação para reduzir a velocidade de impacto ou evitar uma colisão frontal do veículo, caso o motorista não consiga reagir. Com uma câmera localizada na posição superior do para-brisa, essa função detecta obstáculos – como outro carro rodando na mesma direção ou estacionado – atuando no sistema de frenagem do veículo.

Em velocidades entre 5 km/h e 85 km/h, o sensor ativa a frenagem automaticamente ao detectar um risco de colisão. A velocidade do veículo não deverá exceder 80 km/h quando for detectado um veículo parado, e 60 km/h quando se tratar de um pedestre. Em suma, o sistema evita choques ou minimiza a gravidade do impacto quando a colisão for inevitável.

Alerta e correção de mudança de faixa: O veículo é equipado com uma câmera na parte superior do para-brisas, que reconhece as linhas (contínuas ou seccionadas) da estrada e alerta o condutor no caso de ultrapassagem involuntária de uma marcação longitudinal no solo das vias de circulação.

Para a total segurança da condução, a câmera analisa a imagem antes de acionar um alerta, no caso de queda de atenção do condutor, a uma velocidade superior a 60 km/h. Caso seja detectado um desvio da direção, o condutor é alertado por um alarme sonoro e também visual, no painel de instrumentos.

O Alerta de Ultrapassagem de Linha também corrige a trajetória do veículo: assim que o sistema identifica um risco de ultrapassagem involuntária de uma das linhas de marcação detectadas no solo, a direção é progressivamente corrigida para manter o veículo na sua faixa.

Condições de funcionamento:

A velocidade do veículo deve estar entre 65 km/h e 180 km/h;

A pista deve ter no mínimo uma linha de marcação no solo (contínua ou descontínua) e a correção é efetuada apenas no lado em que a linha for detectada;

As duas mãos do condutor devem estar no volante;

A seta indicadora de direção não deve estar ativa;

O sistema ESC deve estar ativado.

Se desejar manter a trajetória do veículo, o condutor pode impedir a correção mantendo com firmeza o volante. A correção também será interrompida se as setas indicadoras de direção forem ativadas (caso as setas indicadoras de direção estejam ativas e durante vários segundos depois de serem desligadas, o sistema considera que qualquer mudança de trajetória é deliberada e não aciona nenhuma correção).

Auxílio de farol alto: a câmera de vídeo situada no alto do para-brisas faz a análise das fontes luminosas, e o sistema alterna automaticamente entre luz alta e luz baixa, dependendo das condições do trânsito e de iluminação. Ele otimiza o tempo de circulação em luz alta, para maior segurança. Para ativar/desativar essa função, basta fazer a escolha por meio do menu “Condução” na tela sensível ao toque – o status é memorizado quando a ignição é desligada.

Reconhecimento de placas de velocidade: a câmera de vídeo situada no alto do para-brisas efetua a leitura das placas de limitação da velocidade. O sistema detecta e lê as placas de limite de velocidade e as exibe no painel de instrumentos (o sistema também utiliza as informações sobre limites de velocidade contidas nos mapas do sistema de navegação).

O limite de velocidade exibido no painel de instrumentos é atualizado quando o veículo passa por uma placa destinada a automóveis (veículos leves) – os limites de velocidade específicos, como aqueles destinados a veículos pesados de carga, não são exibidos.

O limite de velocidade recomendado completa a função: o condutor pode optar por adaptar a regulagem da velocidade do veículo em função do limite de velocidade lido pela câmera, pressionando o botão “MEM” do comando do regulador/limitador de velocidade – uma pressão registra a velocidade recomendada, e uma nova pressão confirma a nova regulagem da velocidade.

Essa função também é ativada/desativada através do menu “Condução”, na tela sensível ao toque, e o status é memorizado quando a ignição é desligada.

Carregamento de smartphone wireless: a recarga sem fio do smartphone é um recurso inteligente de alta praticidade no dia-a-dia. Por meio de indução magnética, a energia carrega a bateria de celulares, bastando que estes sejam compatíveis com o padrão Qi 1.1 em sua concepção original, ou mediante o uso de um “estojo” de compatibilidade.

A operação é simples: basta posicionar o smartphone compatível na área de recarga (de preferência no centro). Assim que detectado, a recarga da bateria se inicia.

Começando pela gama movida por motor a combustão, o novo 208 chega ao mercado brasileiro em quatro versões de acabamento: Active, Active Pack, Allure e Griffe, todas elas dotadas do mesmo design poderoso e colocando o condutor num patamar de destaque, ou seja, no centro de uma experiência de condução diferenciada e única. Confira, abaixo, as versões e principais equipamentos:

 

208 Active 1.6 | Câmbio automático AT6

Grade frontal cromada

DRL em LED

Rodas de liga leve de 16” Kenobi

Faixa traseira em preto brilhante

Comandos do volante com contorno em preto brilhante

Toggle Switches com contorno dos botões cromados

Abertura de portas interno

 

208 Active 1.6 | Câmbio automático AT6 + PACK

Todo o conteúdo da versão anterior acrescido de:

Teto de vidro panorâmico

Ar condicionado digital

Câmera de estacionamento traseira

 

208 Allure 1.6 | Câmbio automático AT6

Todo o conteúdo da versão anterior acrescido de:

Teto de vidro panorâmico

Rodas de liga leve de 16” diamantada Kenobi

Escapamento cromado

Ar condicionado automático digital

i-Cockpit 3D

Volante multifuncional em couro

Bancos em Alcantara®

Apoio de braço para o condutor

Carregador de smartphone por indução

Painel de bordo com acabamento Slush

Chave keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta-malas e partida do motor pelo botão Start/Stop

Airbags de cortina

 

208 Griffe 1.6 | Câmbio automático AT6

Todo o conteúdo da versão anterior acrescido de:

Faróis Full LED

Capa dos retrovisores em preto brilhante

Aerofólio traseiro em preto brilhante

Chave keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta-malas e partida do motor pelo botão Start/Stop

VisioPark 180°

Sensor de chuva

Sensor crepuscular

Sensor de estacionamento traseiro

Alerta de Colisão

Frenagem de Emergência Automática

Alerta e correção de mudança de Faixa

Auxílio de Farol Alto

Sistema de Reconhecimento de Placas de velocidade

Todas as versões são equipadas com o motor 1.6 16V Flex, que desenvolve 118 cv de potência e 151,8 Nm de torque, sempre associado a uma transmissão automática sequencial de 6 marchas. O temperamento dinâmico do Novo PEUGEOT 208 é facilmente adaptado às expectativas do motorista, que tem à sua disposição os modos “Eco” e “Sport” do câmbio.

Em “Eco”, as trocas de marcha são feitas de maneira antecipada em relação à operação normal, resultando em maior economia de combustível e em um nível de conforto acústico ainda mais acentuado. Já o modo “Sport” é o mais indicado para situações nas quais o motorista busca priorizar a alta performance, com as trocas de marcha realizadas em rotações mais elevadas do motor. O câmbio oferece ainda a possibilidade de mudanças manuais, bastando para isso deslocar lateralmente a alavanca e movê-la para trás ou para frente – realizando, respectivamente, trocas ascendentes ou reduções das marchas.

Disponível nas cores Branco Banquise (sólida), Branco Nacré (perolizada) e nas metálicas Cinza Aluminium, Preto Perla Nera e Azul Quasar, o novo Peugeot 208 chega com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem e revisões com preços fixos. Enfim, um hatch pronto para elevar a experiência de condução a um novo patamar, com credenciais para se destacar no segmento e conquistar o consumidor brasileiro.