Portal e Parque Municipal recebem luminárias de led

propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura iniciou esta semana a substituição das luminárias para equipamento com tecnologia led ao redor do Portal e de toda a extensão da Estrada da Boiada, até a divisa com Valinhos. Na semana passada, foi concluiu a troca das luminárias da Avenida Flamengo, da Praça José Von Zuben e do Parque Municipal Jayme Ferragut.

Foram instaladas 159 novas lâmpadas no Parque Municipal, 11 na praça conhecida por ter o globo terrestre e três na Avenida Flamengo, antes do início dos trabalhos no Portal. A previsão é de que as lâmpadas da Estrada da Boiada até a divisa com Valinhos, que vão operar com telegestão, estejam trocadas por led até o fim desta semana. Essa é a primeira etapa do projeto de troca de luminárias na região do portal e compreende 100 lâmpadas novas.

Na segunda etapa, serão substituídas as luminárias na Avenida Apparecida Tellau Seraphim, entre o Portal e a Rodovia Anhanguera. Concluídos esses dois trechos, o programa deve ser levado para o bairro Capela. A Prefeitura está fazendo o levantamento do parque de iluminação naquela região, incluindo a Estrada da Capela, para que as atuais lâmpadas sejam trocadas por led.

A substituição de lâmpadas por led já foi realizada este ano na escadaria da Rua Francisco Verdenacci, na Rua Jayme Catelano, no Centro de Convivência e na Represa I. Nesses locais foram instaladas 176 luminárias de led, 100 delas na Represa.

A renovação do parque de iluminação pública garante economia, eficiência e segurança para os moradores. “Iluminação pública é fundamental para a segurança de todos. Estamos instalando luminárias de led para termos uma cidade melhor iluminada, mais econômica e mais segura. Vinhedo mais forte e sustável para todos os moradores”, disse o prefeito Dario Pacheco.

O programa continua em expansão por todas as regiões da cidade, inclusive com a criação de um corredor de vias públicas iluminadas por led. O corredor integra a Estrada da Boiada, Avenida Indústrias, entorno da Praça Aurora Sudário, Estrada da Capela, Trevo de Vinhedo, Avenida Aparecida Tellau Seraphim, Avenida dos Imigrantes, Avenida Benedito Storani, Avenida Independência, Rodovia Edenor João Tasca, Rua do Observatório e Portal de Vinhedo.

Telegestão

A telegestão, que será utilizada na Estrada da Boiada, funciona com um sistema remoto de software e hardware, através de um dispositivo instalado nas luminárias. Com esse sistema, é possível controlar remotamente as lâmpadas, realizar medições que são interpretadas pelo software e armazenadas dentro do próprio dispositivo. Essas medições podem ser de tensão, corrente, potência da lâmpada, eficiência energética e outras.

Todos os dispositivos estão conectados entre si, através de uma rede chamada mesh, uma “malha” de pontos onde existe a telegestão. A telegestão garante que o operador saiba a exata localização de cada ponto de luz e receba quase instantaneamente informações de desempenho e de falhas, como lâmpadas queimadas. Essa agilidade facilita a manutenção da rede.

Dimerização

Com a telegestão, o operador também pode controlar a dimerização, a intensidade de cada luminária de LED, reduzindo o uso de eletricidade em locais de baixa circulação. Como exemplo, ele pode determinar que das 18h às 2h a lâmpada ilumine com 100% da capacidade, das 2h às 4h, com 70% da capacidade, e das 4h às 6h, com 50%. A dimerização, na média de 30% de diminuição da intensidade, pode acarretar economia de até 79% no consumo de energia.

Além da capacidade de diminuir os custos da operação e economizar energia, de maneira sustentável, o sistema da telegestão pode executar varreduras periódicas para fornecer dados para análises mais amplas do funcionamento da rede. As informações individualizadas dos pontos de consumo também permitem maior controle sobre os gastos com energia.

Com um IP, o telegestor fica encaixado à luminária e funciona como uma antena que envia informações sobre ponto de luz ao software de gerenciamento e recebe ordens dadas remotamente pelo operador.

6,3 mil trocas

Este ano, Vinhedo já realizou a substituição de 6,3 mil lâmpadas queimadas em diferentes bairros até o fim do mês de agosto. A cidade possui 13 mil pontos de iluminação pública. Em novembro do ano passado, 4,5 mil lâmpadas, 35% da quantidade total, estavam queimadas, ocasionando transtornos aos vinhedenses.

Com a realização da Operação Vinhedo de Cara Limpa, trabalho permanente de limpeza e manutenção que está percorrendo toda a cidade, o serviço de troca de lâmpadas está sendo intensificado nos bairros, além dos pedidos realizados pela central telefônica. Desde o início do ano, os moradores podem solicitar a troca de lâmpadas queimadas na Central 0800-777-4780 e terão a solicitação atendida em até 72 horas.

Propaganda do Google Artigo Baixo