Rexona divulga pesquisa sobre o poder das emoções femininas

propaganda do Google Artigo Top


As emoções no trabalho, nos relacionamentos, na sociedade, na hora de tomar uma decisão, de enfrentar mudanças, de pensar positivo, de partir para a ação. Todos estes aspectos foram minuciosamente observados e estão no Mapa de tendências sobre o poder emocional da mulher e na pesquisa quantitativa O Poder Emocional da Mulher, realizadas por Rexona. O objetivo da marca, que tem mergulhado no universo feminino para entender suas necessidades, foi conhecer em profundidade a força da ousadia de viver intensamente e o poder como motor para a ação.


O Mapa de tendências sobre o poder emocional da mulher foi traçado por Rexona em parceria com a Trendsity – consultoria especializada na análise de tendências, pesquisas e inovação. Já para o estudo quantitativo, a marca de desodorantes contou com o instituto DatosClaros para ouvir 1.503 mulheres, de cinco países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México.


Um panorama das emoções


Para traçar o mapa, foram entrevistados especialistas renomados de diferentes campos referentes ao assunto com o objetivo de estudar as emoções femininas em diversos contextos da vida. Ele relata como as mulheres querem viver intensamente as emoções e como isso é para elas uma poderosa ferramenta nas conquistas do dia-a-dia, nos rompimentos de barreiras e nas superações. O dossiê mostra também como as mulheres podem usar as emoções a favor da saúde física e psicológica.


Sentir alegria, prazer, interesse, satisfação, paz, desejo, tranqüilidade… As mulheres sempre foram mais capacitadas e, inclusive, mais estimuladas a expressarem suas emoções. De acordo com os especialistas, as emoções femininas são um poderoso instrumento para a transformação, estimulam a ação, favorecem a tomada de decisões e dão sentido à vida.



Dá sentido à vida


O poder emocional dá sentido à vida e direciona as ações cotidianas.


Dizem que as mulheres são mais sensíveis por serem mais emotivas. No entanto, este mapeamento comprova como elas são donas de uma força particular justamente por terem esse forte lado emocional, que permite que elas vivam mais intensamente, e que as emoções estão longe de ser um fator de vulnerabilidade. Segundo o neuropsiquiatra Sebastián Soneira, membro da International Neuropsychiatric Association, “as emoções, embora internas, condicionam condutas tanto de rejeição, como de iniciativas. Dessa forma, podemos falar das emoções como um motor”.


Por sua vez, a psicóloga brasileira Silvia Helena Homsi, professora da Universidade Paulista, afirma que as emoções são eventos fisiológicos e psicológicos que elevam a capacidade de sobrevivência do ser humano.



Sentir emoção tem um poder transformador


Elas nos ajudam a tomar as rédeas da própria vida, a experimentar, criar e transformar



De acordo com especialistas, a mulher processa suas emoções com uma intensidade especial. E as novas evidências vêm acompanhadas de uma ruptura com os paradigmas do passado, pois mostram que a razão e a emoção já não podem ser compreendidas como conceitos antagônicos; são, na verdade, recursos complementares que se potencializam mutuamente.


As mulheres sempre estiveram mais capacitadas e inclusive estimuladas a explorar e desenvolver seu lado emocional. A novidade desta tendência é que atualmente o aspecto emocional é considerado uma ferramenta com enorme impacto para a plena realização pessoal em um marco de relações sociais gratificantes e positivas.


Ainda segundo Sebastián Soneira, “o que constatamos a partir da observação clínica é que os homens têm mais freqüentemente um estilo cognitivo de sistematização enquanto que as mulheres costumam ter um estilo cognitivo de emocionalidade. Isto parte de uma base biológica que a cultura reforça. Como seres humanos, estamos imersos em uma cultura e é muito difícil responder se o cérebro evoluiu num determinado sentido devido à ação da sociedade ou vice-versa”.


Neste contexto, conforme a psicóloga mexicana Feggy Ostrosky Solis, a cultura latino-americana, em geral, expressa menos as emoções negativas e apresenta uma expressão livre das emoções positivas. Nessa cultura em particular, as mulheres são mais sociáveis, simpáticas e expressam mais as emoções positivas que os homens.



As emoções na rotina


A potência emocional é a fonte da qual brota a criatividade para personalização das rotinas e que inspira os toques caseiros – que fazem a diferença.


No dia-a-dia, as emoções têm um papel fundamental para as mulheres. Barbara Fredrickson, diretora do Positive Emotions and Psychophysiology Laboratory (PEPLab), sugere que as emoções positivas ampliam o espectro de atenção e pensamento, recursos cognoscitivos fundamentais para perceber o mundo. A psicóloga, que estuda as emoções positivas a partir de um enfoque neurocientífico, afirma que: “as emoções positivas ampliam momentaneamente a atenção e o pensamento, permitindo gerar conexões em um nível superior e com maior variedade de preceitos e idéias. Por sua vez, essa perspectiva ampliada freqüentemente ajuda a descobrir e construir indiretamente recursos pessoais, que podem ser cognitivos – como a habilidade de estar atentos ao momento presente; psicológicos, como a habilidade de manter um sentido de domínio sobre os desafios do meio; sociais, como a habilidade de dar e receber apoio emocional ou físico, como a habilidade de se proteger de um resfriado comum.”



A força emocional influencia no físico


A emoção feminina é uma força construtiva, preventiva e reparadora com efeito duradouro. Entre os benefícios das emoções, positivas, estão ainda: antídoto contra o estresse; regulação da aceleração cardiovascular produzida após uma emoção negativa e o estímulo do pensamento flexível, favorecendo a melhor compreensão das situações complexas e o maior distanciamento emocional diante de acontecimentos negativos e estressantes. E o melhor: seu efeito é duradouro, não se perde quando a emoção termina.


E o que dizer então da intuição? Conforme a definição da psicanalista junguiana Clarissa Pinkola Estés, “a intuição profunda é a que sabe o que nos convêm, o que necessitamos; sabe com a rapidez de um relâmpago, se prestarmos atenção ao que ela nos diz”. Assim, é inegável que a intuição feminina como receptor ou “sentido emocional” constitui uma ferramenta profunda, imediata e sábia para realizar diagnósticos adequados das situações e estados emocionais próprios e alheios. Por outro lado, a partir do pensamento filosófico, a Dra. Paola Delbosco considera que “as emoções são bons guias porque abrem caminho, retiram os obstáculos e facilitam a organização da realidade sem interpretações errôneas ou exageradas.”










Nas amizades


A capacidade emocional de criar laços com amigos é fonte de identidade e motor para projetar e mudar a realidade.


Comprovou-se que o apego emocional confiante torna a criança mais persistente, entusiasta e efetiva na resolução de problemas, mais flexível, inventiva e independente na descoberta do mundo ao seu redor.


No trabalho


O “estilo feminino” de liderança envolve uma posição conciliadora e a capacidade de reconhecer as expressões emocionais dos outros para oferecer incentivos adequados e detectar talentos, bem como a certeza intuitiva para animar-se a dar passos mais arriscados.


No relacionamento


O gozo, o interesse, a satisfação e o amor são emoções intensas que nos guiam e nos permitem agir no vínculo com o outro.




Capacidade de auto-superação


As emoções anunciam a existência de conflitos ou desejos íntimos. Contar com essa informação é fundamental para a auto-superação.



Bússola inteligente


A percepção emotiva nos permite fazer uma leitura em situações ambíguas e complexas.



Efeito emoção



Viver intensamente e deixar as emoções à flor da pele nos impulsiona a passar para a ação e, em conseqüência, o corpo reage. Vários estudos científicos demonstram que, além da transpiração física que o corpo gera quando sentimos calor, existe outra: a transpiração emocional, produzida em momentos de grande emoção, estresse ou ansiedade.


A transpiração emocional pode fazer o corpo transpirar até cinco vezes mais que a do tipo físico e também é mais rápida: enquanto a última demora entre cinco e dez minutos para ser produzida por nosso corpo, a transpiração emocional pode ser produzida de modo instantâneo.





Você sabia?


– A transpiração emocional se manifesta por meio de explosões repentinas e pode nos fazer transpirar até cinco vezes mais que a transpiração física.


– Não é preciso estar em uma situação de estresse ou ansiedade para que ocorra transpiração emocional. As condições variam de uma pessoa para outra, mas chegar tarde a uma reunião ou até mesmo simplesmente esperar um ônibus pode provocá-la.


– A proteção adicional contra a transpiração emocional é fundamental para que estejamos protegidas nos momentos mais inesperados.


– A fórmula de Rexona conta com uma reserva de microcápsulas especiais, que se assentam na superfície da pele e são ativadas nos momentos em que o corpo mais precisa. Isto significa que, diante de uma situação de grande emoção e estresse que gere sudorese repentina, o suor dissolve as cápsulas, liberando uma proteção desodorante quando o corpo mais precisa.



Síntese



Mapa de tendências sobre o poder emocional da mulher



As mulheres sempre estiveram mais estimuladas e habilitadas para desenvolver e expressar suas emoções. Nesse panorama, diferentes disciplinas afirmam que o aspecto emocional não se opõe ao racional, mas que se complementam e reforçam mutuamente.



A força emocional feminina:


Um novo paradigma referente às emoções questiona a analogia entre o emotivo e o débil ou o irracional, inaugurando assim uma nova era que contesta o arquétipo romântico da mulher como ser frágil e instável e evidenciando que a emotividade feminina, longe de ser fator de vulnerabilidade, é fonte de força.


O poder proporcionado pelas emoções nasce de viver intensamente em profunda vinculação com as próprias emoções e, graças a esta conexão visceral, ser motor de transformação para empreender ações que permitam às mulheres apostar em seus desejos mais profundos, romper barreiras, superar-se e desenvolver ao máximo todo o potencial.


O aspecto emocional como bússola inteligente:


As emoções femininas são ferramentas poderosas que funcionam como sinais que permitem o autoconhecimento e – se ouvidas atentamente – orientam com sabedoria. Senti-las, reconhecê-las e colocá-las em jogo intensamente pode conduzir à realização pessoal e em um marco de melhores relações interpessoais.


A força vital e criadora da mulher sustenta-se em aspectos não racionais ligados ao sentimento e à intuição (entendida como certeza profunda). As emoções positivas ampliam o espectro de atenção e pensamento, recursos cognoscitivos essenciais para apreender o mundo e atuar sobre o mesmo.


O poder transformador e criador de atrever-se a sentir:


A potência emocional vai muito além da mera adaptação para a sobrevivência, ou seja, não se trata simplesmente de uma ferramenta para reagir ao meio, mas de mecanismos que permitem atuar sobre o mundo. Há nas emoções de maneira latente, potencialmente, o gérmen dos processos de transformação.


Atrever-se a sentir tem então um poder transformador e criador que permite às mulheres tomar as rédeas de sua própria vida. As emoções são inspiradoras e potencializadoras. Percorrê-las e experimentá-las incita a ensaiar, a criar e a transformar.


Exercer o poder (“empoderar-se”) permite tomar as rédeas da própria vida e assumir os desafios pessoais independentemente dos discursos sociais estabelecidos. Dessa forma, o conceito de empowerment trata especificamente de um processo de aquisição de força por parte da mulher, de poder de decisão sobre a própria vida. As emoções são inspiradoras, além de possibilitar uma percepção da realidade muito mais rica, elas encorajam a conhecer, a provar e a inventar.


A função do aspecto emocional na capacidade de auto-superação:


As emoções são um aviso que indica a existência de conflitos ou desejos íntimos; por isso dispor dessa informação é essencial para que a mulher possa atingir a auto-superação e manifestar todo o seu potencial. Quando se sabe “ler” as emoções ganha-se sabedoria emocional. O caminho da sabedoria emocional é um veículo para a ligação consigo mesma, para atrever-se a conquistar o mundo “a partir do próprio interior”, expressando a melhor versão de si.


Deixar-se levar pelas emoções permite detectar os conflitos e desejos mais íntimos, conduz a mulher à auto-superação e à realização de seu potencial através de ações guiadas pelo poder do aspecto emocional.


A influência da força emocional sobre o corpo:


Está comprovado que existem conexões diretas entre as terminações nervosas do sistema nervoso autônomo e as células do sistema imunológico. Esta é a base físico-química que explica porque as emoções positivas evitam doenças ou, se estas já se manifestaram, contribuem para a sua cura.


Experimentar emoções positivas como o otimismo, o senso de humor, a resiliência e a criatividade estimula o pensamento flexível, favorecendo a melhor compreensão das situações complexas e o maior distanciamento emocional perante acontecimentos negativos e estressantes. Essa capacidade emocional feminina é uma força construtiva, preventiva e reparadora de efeito duradouro.


As emoções dão sentido à vida:


O poder emocional contribui para outorgar significado à vida, as emoções são motor e dirigem as ações cotidianas e transcendentes. Se a felicidade se define como uma experiência carregada de significado, a contribuição do aspecto emocional à felicidade é mais que relevante.


A importância do aspecto emocional na estrutura familiar em geral e na maternidade em particular:


No cotidiano, a potência emocional é a fonte de onde brota a criatividade para personalizar rotinas, inspirar as pequenas celebrações diárias e agir com inventividade perante os imprevistos de cada dia. O otimismo, o humor, a resiliência e a criatividade podem ser recursos emocionais críticos para resolver as tarefas múltiplas e, às vezes, simultâneas sem cair no excesso, na frustração ou na extrapolação. Nesse sentido, as emoções ajudam as mulheres a ampliar os limites da sua vida cotidiana e desenvolver todo o seu potencial através de ações criativas que melhoram a convivência.


A segurança emocional estimula condutas autônomas nos filhos, evitando a dependência afetiva patológica e promovendo a livre evolução de suas capacidades subjetivas. O vínculo emocional construído pela mulher no seu papel de mãe é fundamental para cimentar a inteligência emocional nas gerações seguintes. Esse vínculo é a base do ser emocional de cada um de nós.


A importância do aspecto emocional no vínculo do casal:


As emoções positivas mais distinguíveis entre si e comuns em diferentes culturas são o prazer, o interesse e a satisfação. O amor é a emoção capaz de criar um ciclo contínuo de todos os impulsos gerados pelas três emoções anteriores: o de brincar, propiciado pelo prazer, o de explorar, provocado pelo interesse, e o de desfrutar e integrar, suscitados pela satisfação. Escutar as emoções fornece informação sobre o estado emocional do outro, suas expressões faciais, o não-dito e isto funciona como um verdadeiro motor de transformação para melhorar as relações de casal. Este guia facilita o diálogo sem interpretações errôneas ou exacerbadas. Além disso, as emoções fornecem dados sobre nossos conflitos íntimos, o que evita a confusão de projetar esses conflitos sobre o parceiro. O autoconhecimento emocional permite detectar e “polir” as arestas menos favoráveis e isto se traduz em vínculos mais gratificantes e, ao mesmo tempo, tolerantes em relação às imperfeições de cada um.


A importância do emocional no âmbito profissional:


Escutar as próprias emoções (entre elas o interesse) minimiza as frustrações, já que propicia a atitude de explorar, investigar e experimentar diferentes opções, viver “muitas vidas” em uma só. Não se trata de uma busca errática, de tentativas e erros, mas de uma busca rica e enriquecedora, flexível e apaixonada. O estilo feminino de administração envolve uma posição conciliadora, o emprego da intuição e a capacidade de gerar empatia e reconhecer as expressões emocionais dos outros para oferecer incentivos adequados e detectar talentos. Isso favorece o clima de trabalho, aumentando as inter-relações e as transformações construtivas e minimiza o impacto do stress profissional. As emoções positivas ampliam as possibilidades de ação, contribuem para a auto-superação, possibilitando respostas mais criativas e variadas para resolver as exigências profissionais de cada dia.



A importância do aspecto emocional nas relações de amizade:


A capacidade emocional de relacionar-se com pares é fonte de identidade e motor para projetar, atuar e modificar a realidade dentro de uma rede feminina que reflete e apóia. A amizade fortalece a integridade e a auto-estima. Amparada pela massificação da tecnologia, as emoções encontraram novos suportes por onde circular. O aspecto emotivo “suaviza”, personaliza e humaniza a dureza dos novos suportes tecnológicos, transformando-os em canais afetivos válidos para transmitir solidariedade, companhia e apoio.


Como foi visto ao longo deste mapa das emoções femininas, a mulher, graças a seu mundo emocional, tem o poder de orientar-se sabiamente no mundo (inclusive nas situações mais caóticas e ambíguas). Isso lhe permite conhecer-se, ser mais feliz, mais saudável, superar os seus limites, criar, modificar o presente, direcionar o futuro e ensinar tudo isso às futuras gerações. As emoções valem, as emoções guiam, as emoções criam e aí está a raiz do seu poder. Um poder que nasce de viver intensamente e estabelecer uma conexão profunda com as próprias emoções. Essa conexão visceral transforma-se em motor de mudanças, para empreender ações que permitam às mulheres apostar em seus desejos mais profundos, romper barreiras, superar-se e desenvolver ao máximo todo o seu potencial.


Rexona


Lançada no Brasil em 1969, Rexona, marca da Unilever, é líder do mercado brasileiro de desodorantes com 45% de participação de mercado em valor (AC Nielsen/ acumulado 2008 até setembro).


A marca tem consolidado e ampliado sua presença por meio de uma constante inovação em sua linha de produtos, formulações e embalagens. Rexona é, há 16 anos, a primeira marca de desodorantes que vem à cabeça do consumidor brasileiro, de acordo com a pesquisa Top of Mind do Instituto Datafolha.


A marca também investe em responsabilidade social. Rexona também investe em responsabilidade social. Desde 1997, mantém o Programa Rexona-AdeS Esporte-Cidadão, que trabalha a formação de crianças e adolescentes por meio dos valores do esporte.


Saiba mais sobre a marca nos sites: www.rexona.com.br, www.rexonateens.com.br, www.rexona-ades.com.br e www.unilever.com.br.


Trendsity


Trendsity combina pesquisa de mercado de modo multidisciplinar com inovação aplicada aos negócios e às marcas de modo concreto. A empresa, dirigida por Mariela Mociulsky, Ximena Díaz Alarcón e Pilar Carranza – profissionais com uma trajetória de mais de 15 anos de pesquisas – apresenta um panorama das tendências sociais, culturais e de consumo e o know how da metodologia de análise coolhunting e sua aplicação concreta aos negócios.


DatosClaros


O Institudo DatosClaros, fundado em 2000 na cidade de Buenos Aires, é uma consultoria inovadora na aplicação de pesquisas de mercado. Destaca-se pelo uso de novas metodologias de investigação, sempre levando em conta a importância dos novos meios de comunicação para as análises de mercado. O instituto atende grandes companhias de diferentes setores – como consumo, serviços e comunicação.

Propaganda do Google Artigo Baixo