Dr. Fernando Sant´Anna fala sobre a síndrome do corredor

propaganda do Google Artigo Top

Você conhece a síndrome do trato iliotibial?

Conhecida também por “síndrome do corredor” ou “joelho do corredor”, a condição afeta atletas ou pessoas que praticam exercícios repetitivos como a corrida.

Causas: quando fazemos exercícios que trabalham a musculatura lateral do quadril, há uma intensa fricção da banda do tecido fibroso localizado na lateral do fêmur. A síndrome ocorre principalmente por conta do excesso de atividades, má postura nos exercícios, joelhos arqueados para fora, uso de tênis com desgaste no lado externo ou quando a atividade repetitiva é praticada em um terreno angulado.

Sintomas: O principal indicativo da síndrome é uma forte dor na lateral do joelho. Outro sintoma é a hipersensibilidade na extremidade distal e na lateral do fêmur.

Tratamento: Apesar de parecer uma síndrome complexa, o tratamento é simples e baseado em combater as dores. Ele pode ser feito com fortalecimento muscular, liberação miofascial e técnicas de alongamento junto a aplicação de analgesicos.

Então, se você sentir os sintomas, procure ajuda médica o mais rápido possível para continuar suas corridas sem problemas!

Dr. Fernando Sant’Anna atende na clínica Ative Ser – Av. Benedito Storani, 752,
CRM-SP 175844 | RQE 87294

Propaganda do Google Artigo Baixo